sábado, 3 de março de 2012

EFUSÃO PLEURAL EM FELINOS



A coleção anormal de  líquido no espaço pleural constitui o derrame (efusão) pleural. Embora o espaço pleural seja insignificante no gato sadio, a presença de líquido causa compressão pulmonar, aumentando o espaço pleural de tal modo que podem estar presentes 200 ml ou mais de líquido. O fluxo de líquido pelo espaço pleural é um processo contínuo. Sua origem é a circulação perietal de alta pressão. Á medida que o líquido vai formando-se, vai também sendo removido pela circulação visceral de baixa pressão, de modo que ocorre movimento constante.
Cinco mecanismos são responsáveis pela formação do derrame pleural:
-Aumento da pressão hidrostática venosa ou capilar.
-Diminuição da pressão oncótica capilar em decorrência de hipoalbuminemia.
-Aumento da permeabilidade da membrana capilar.
-Obstrução ou derrame linfático.
-Hemorragia (hemotórax é incluído de forma discutível como forma de derrame pleural).
Felinos de qualquer idade, raça ou sexo podem ser acometidos de derrame pleural. Na maioria das vezes, o proprietário informa que seu animal teve um acesso agudo de dispnéia ou taquipnéia. Contudo, a maioria das causas de derrame pleural não é peraguda. A capacidade do gato esconder a doença até a chegada da crise impede que muitos donos detectem o problema em seus estágios iniciais. Muitos felinos com efusão pleural tem história de letargia e anorexia de um a vários dias de duração. Alguns também perdem peso. O exame físico pode revelar tauipnéia, ortopnéia, respiração com a boca aberta, cianose, febre e desidratação. O sinal mais significativo da doença avançada é dispnéia; contudo, doenças com surgimento mais lento podem causar alterações sistêmicas (letargia, anorexia) que fazem com que o dono procure ajuda veterinária. Alguns desses felinos apresentam-se apenas com taquipnéia que pode não ser perceptível ao dono. Devemos observar cuidadosamente o padrão respiratório do animal, quando do exame clínico.
Diagnóstico
- Radiografia torácica- projeções dorsoventral e latero lateral
- Análise do líquido
-Hemograma, perfil bioquímico sério, urinálise, perfil de vírus felinos (Fiv e Felv)
-Ultrassonografia torácica- ECODOPPLER
-Eletrocardiograma
Tratamento
- Administração de Oxigênio
- Confinamento em gaiola
-Toracocentese
-Terapia específica (tratamento da causa primária)
O serrame pleural não é uma doença mas um sintoma de doença subjacente grave que deve ser diagnosticada antes de se iniciar a terapia pertinente, especialmente porque muitas destas doenças não são tratáveis.
O prognóstico depende do êxito  em aliviar a crise dispnéica e do diagnóstico. Derrame pleural sinaliza a necessidade de estudo diagnóstico e terapia intensivos, mas para muito felinos o resultado é muito bom.

Um comentário:

  1. Tenho uma gata de 2 anos que fez a punção de 60ml do pulmão esquerdo, e apresenta anisocoria leve do olho esquerdo. O diagnóstinico inicial é PIF. Gostaria de saber se tenho algum outro procedimento para confirmar o diagnóstico ou se pelos resultados já posso dar como confirmado: Na pulsão era um líquido amarelo. Feito o exame de sangue (coletado na garganta) e do liquido pleural. Segue os resultados. SANGUE
    Hemácias:8,86 / Hemoglobina:14,0 / Hematócrito: 42% / PT (plasma): 7,0 / Plaquetas:346000 / Leucócitos:9750 / Albumina:1,73 / Globulina:4,37 / Relação A/G: 0,4. LÍQUIDO PLEURAL Albumina:2,25 / ALT: 34 / Creatina:1,2 / GGT:<2,0 / Proteina Total:6,7 / Uréia: 56 / relação A/G: 0,6. Obs: Soro ligerament homolisado

    Obrigada!

    ResponderExcluir