domingo, 26 de fevereiro de 2012

CORRIMENTO NASAL EM FELINOS



Coriza ou corrimento nasal é a presença de secreção de qualquer aspecto (serosa, mucosa, catarral, sanguinolenta, etc) proveniete de uma ou ambas as narinas. È normalmente acompanhada de espirros que projetam a secreção para fora das narinas. Quando o corrimento nasal ocorre há mais de 30 dias ele é considerado crônico. Pode ser desencadeado por vários patógenos diferentes sendo portanto importante uma abordagem diagnóstica sistemática.
Geralmente, gatos acometidos sofrem episódios periódicos de espirros intensos, indicando doença na nasofaringe dorso caudal. Na maioria das vezes, o  corrimento nasal não indica necessariamente a presença de doença sistêmica,  exceto nos casos de infecções fúngicas ou neoplasia. Os diagnósticos diferenciais incluem:
-Infecção viral - herpesvirus felino, calicivirus felino
-Infecção bacteriana - Pseudomonas, Proteus, Staphylococcus, Chlamydia, entre outros.
-Infecção por fungo - Cryptococcus, Sporothrix
-Neoplasia- adenocarcinoma, linfossarcoma, entre outros
-Parasitas - cuterebra
-Pólipos inflamatórios
-Corpo estranho
-Alergia alimentar
-Atopia
- Doença periodontal             
Os diagnósticos diferenciais primários incluem alguns fatores tais como idade do surgimento dos sintomas (gatos jovens sugerem doenças virais, bacterianas ou pólipos e gatos mais idosos sugerem neoplasias, sendo que as demais causas não estão relacionadas á idade). Radiografias devem ser obtidas em projeção lateral e ventro dorsal para visualização dos seios nasais onde normalmente se observa opacidade de um ou ambos os seios nasais  indicando presença de secreção. Cultura e citologia de secreção  deve ser coletada diretamente do foco através de punção do palato e aspiração do material. Outros exames incluem endoscopia (rinoscopia) e rinotomia (acesso cirúrgico da cavidade nasal). Pela minha experiência tenho observado que nos gatos de meia idade a patologia mais frequente é a presença crônica de secreção em seios nasais indicando sinusite e em gatos jovens doença do trato respiratório superior na maioria das vezes de origem viral. O tratamento dependerá da causa e o prognóstico depende do diagnóstico específico.





2 comentários:

  1. Cara Dra Melissa,

    gostei muito das suas matérias, em especial desta sobre secreção nasal, tem informações por vezes difíceis de encontrar na net. Bom, no meu caso, tenho um persa de 8 meses e uma menininha também persa de 3 meses. Comprei-o há 4 meses num gatil do RJ e ela ganhei de brinde hà 1 mes do mesmo gatil. Já vieram espirrando, ele vive espirrando (secreção mucopurulenta), com a boquinha aberta, respiração ofegante. Só melhora com antibiótico. Dia desses fiz um Rx e foi constatada pneumonia leve. Eles comem como cavalos, estão crescendo muito e ganhando peso rápido. Brincam, não tem febre nem ulcerações oculares (apesar de lacrimejamento) ou orais. Já não sei o que fazer, pois temo que numa dessas crises ele acabe evoluindo para pneumonia grave. Faço nebulização com soro (já fiz com garamicina)todos os dias, tb usei interferon. Por favor, me dê sua opinião. Será que ele tem só sinusite ou tem alguma doença do trato respiratório superior? As opiniões entre os vets diverjem. Estou ficando muito preocupada. Outro ponto, caso se constate rinotraqueíte nos dois, como poderia me posicionar frente ao gatil, uma vez que já vieram doentes?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,

    Márcia Terra

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma siamêsa (não e raça pura mistura com vira lata) 8 meses e tem muita secreção nasal, espirrar e tosse muito, a noite chega não dormir de tanto passar mal. Não tenho condições de levar ao vatrinário, mas tbm não gostaria de perdel-la. Vc poderia me ajudar, por favor.... Meu Mutio Obrigado. Mauricio.

    ResponderExcluir