sábado, 7 de dezembro de 2013

FIV - IMUNODEFICIÊNCIA FELINA AIDS FELINA



O vírus da imunodeficiência felina foi isolado em 1986 a partir de um gato com sintomas clínicos que foram notavelmente semelhantes aos observados em humanos com a síndrome da imunodeficiência adquirida ( AIDS) , a doença associada com o vírus da imunodeficiência humana ( HIV) . Os gatos adquirem a infecção ao serem mordidos por um outro gato que está infectado com o vírus. Os gatos machos não castrados estão em maior risco devido à sua territorialidade e maior propensão para a luta. O contato casual, não agressivo não transmite o vírus. Também não se deve compartilhar alimentos e tigelas de água ou caixas de areia. "Embora o FIV seja semelhante ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), e resulte em uma doença semelhante a AIDS , infecções por FIV está restrita apenas aos gatos "  "Não obstante, do ponto de vista da saúde pública , as pessoas imunocomprometidas não devem ser expostas a infecção por FIV em gatos por causa de outras infecções transmissíveis que estes gatos possam ter. "

FIV progressivamente interrompe a função imune normal. Os gatos expostos ao vírus podem passar por três estágios da infecção : a fase aguda , com duração de 3 a 6 mêses, o estágio subclínico , de mêses a anos, e na fase crônica ( fase AIDS felina) , o que também pode durar mêses ou anos . Gatos na primeira fase ( aguda) da doença leve apresentam febre, linfadenomegalia , letargia intermitente e diminuição do apetite  . A maioria dos gatos se recupera sem tratamento , e raramente são apresentados para cuidados veterinários nesta fase. Os gatos então avançam para a fase subclínica , onde permanecem clinicamente saudáveis ​​, embora a sua função imunológica continue a deteriorar-se , uma vez que o vírus causa um declínio contínuo nas células CD4 (leucócitos) glóbulos brancos importantes para a função imune adequada. Como indicado acima, esta fase pode durar vários meses ou anos. À medida que suas células CD4 + atingirem níveis muito baixos, a terceira fase da doença se desenvolve , e os gatos podem mostrar sinais clínicos da doença.

Muitos gatos infectados pelo FIV são saudáveis,  e permanecem na fase subclínica durante anos. Outros têm uma história de doença recorrente . Três dos distúrbios mais comuns associados com FIV são estomatite (inflamação da boca) , doenças neurológicas e câncer.

Manifestações comuns de gatos infectados por FIV :

Estomatite (inflamação da boca)
Câncer ( especialmente neoplasia e carcinoma de células escamosas cutâneo )
Ocular (olho) inflamação
Anemia e leucopenia (contagens baixas de glóbulos brancos )
infecções oportunistas
insuficiência renal
Doença do trato urinário inferior
Distúrbios glandulares ( hipertireoidismo, diabetes)
Problemas gastrointestinais crônicos
Desordens da pele crônicas

Alcançar um diagnóstico é relativamente simples. Exames de sangue intra-hospitalares projetados para detectar anticorpos contra o FIV são baratos e fáceis de executar, e pode fornecer resultados em minutos . O teste é muito preciso, no entanto, porque os resultados falso positivos são vistos ocasionalmente , um gato que testa positivo em um ensaio em casa deve ter  o teste repetido com uma amostra de sangue diferente, ou ter o - de FIV confirmada com um tipo diferente de teste (chamado de teste de Western blot ) .

A terapia é geralmente sintomática. Porém , muitos gatos infectados com FIV respondem bem como os seus homólogos não infectados para medicamentos e tratamentos adequados, embora um curso mais longo ou mais agressivo do tratamento é muitas vezes necessário. As patologias orais, de pele, gastrointestinais ou infecções são tratadas com antimicrobianos apropriados. As condições inflamatórias podem necessitar de terapia com drogas anti- inflamatórias sistémicas , tais como corticosteróides . O tratamento da infecção viral em si é um pouco limitado . O uso clínico de medicamentos antivirais ainda não é muito comum na medicina veterinária . exceto por interferon que atua diretamente na imunidade do animal.  Em vez disso , os medicamentos humanos tem sido usados ​​nos animais. A maioria dessas drogas são destinados especificamente para o tratamento da infecção pelo HIV. Zidovudin (AZT) tem sido a droga anti- FIV mais estudada . O AZT não parece melhorar os sinais clínicos e estado imunitário de gatos infectados com FIV , ou melhorar o tempo de sobrevivência.  Embora não exista tratamento licenciado ou aprovado que  tenha demonstrado  reverter infecções FIV bem estabelecidos em gatos , um estudo descrito na edição de Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia ( o jornal oficial da Sociedade Americana de Microbiologia ) em abril de 2003 gerou um pouco de esperança . Nesse estudo , os cientistas do Parker Hughes Cancer Center, em Roseville , Minnesota relataram  o sucesso do tratamento de gatos cronicamente infectados com FIV usando uma droga chamada stampidine . Os gatos no estudo mostraram uma queda da carga viral , quando tratados com a droga. Em doses mais elevadas , stampidine eliminou FIV em alguns gatos , sem efeitos colaterais. Nenhuma decisão ainda foi tomada quanto a saber se esse medicamento será disponibilizado para gatos.

Os proprietários de gatos FIV -positivos devem manter seus gatos estritamente dentro de casa, não só para evitar que seu gato propague  a doença para outros gatos , mas para evitar que seu gato imunossuprimido possa ser exposto a agentes infecciosos portados por outros animais. Os proprietários de gatos FIV -negativos devem manter seus gatos dentro de casa, para evitar encontros com gatos infectados. Gatos que tem acesso externo devem ser  castrados , para limitar a propagação de FIV , diminuindo o comportamento de agressividade.
Em março de 2003, o Departamento de Agricultura dos EUA aprovou a primeira vacina contra o FIV . A vacina já está disponível para médicos veterinários de todo o país (EUA) . Embora a vacina deva proporcionar uma imunidade contra a infecção por FIV razoável , a sua utilização permanece controversa. O teste de FIV atual é concebido para detectar anticorpos contra o vírus. Os gatos vacinados contra FIV irão desenvolver anticorpos contra o vírus. Como tal, se um gato de estado vacinal desconhecido é apresentado a um veterinário ou abrigo de animais , e  o gato testa positivo em um teste de FIV , de momento não é possível distinguir se os anticorpos em seu sangue ocorreram em resposta à anterior vacinação , ou em resposta a uma infecção natural . Até que seja desenvolvido um teste que possa distinguir entre anticorpos induzidos pela vacina contra anticorpos que surgiram devido a infecção natural , os veterinários devem avaliar os potenciais riscos e benefícios da vacinação com base em cada estilo de vida destes gatos.

Com os devidos cuidados , os gatos infectados pelo FIV podem viver muitos anos, e  de fato, podem morrer de doenças comuns aos gatos idosos e não de doenças relacionadas com a sua infecção pelo FIV . Qualidade de vida para os gatos FIV positivos é geralmente  boa .

Quando os gatos devem ser testados para FIV ?

• Se o gato nunca foi testado antes
• Se o gato está doente , mesmo que o gato testou negativo no passado, se a exposição posterior não pode ser descartada
• Quando o gato é adotado , independentemente de saber se existem ou não existem quaisquer outros gatos em casa
• Se o gato foi recentemente exposto a um gato infectado
• Se o gato foi recentemente exposto a um gato de estado desconhecido
• Se você está pensando em vacinar o gato contra o FIV