quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

TUMORES MAMÁRIOS EM GATAS

Os tumores mamários são menos freqüentes na gata do que na cadela (25,4 para 100.000 gatas). A idade média de aparecimento dessa afecção é mais elevada do que na cadela, cerca de 11 anos; quando um tumor mamário aparece antes de 6 anos, trata-se quase sempre de um tumor benigno. A castração precoce atenua o risco tumoral. A influência da raça, da família ou da atividade genital não foi evidenciada. Diversos casos foram assinalados nos machos, principalmente nos castrados.
Características anatomopatológicas:
Os tumores mamários são vistos em todas as mamas, mas M1 parece ser a mais atingida (60% dos casos). Os tumores múltiplos não são raros, como também as ulcerações e as formas em “placard”. Mais de 90% dos tumores são malignos; trata-se essencialmente de epiteliomas glandular e trabecular; os tumores mistos malignos não foram assinalados. A fibroadenomatose generalizada se desenvolve nas gatas jovens e atinge quase todas as mamas. Diversos casos foram observados durante a gestação ou nas gatas que receberam várias injeções de progestágenos, com a finalidade de evitar as manifestações estrais. Trata-se, portanto, de uma lesão hormoniodependente. A mastose evolui sobretudo nas gatas idosas (mais de 5 anos) e se traduz pela evolução, sobre uma ou várias mamas, de quistos subcutâneos da parede fina, de coloração rósea ou mais freqüente, azulada (lesão em ápice azulado), contendo um líquido claro. Os tumores mamários malignos evoluem quase sempre em menos de um ano para a generalização e as recidivas locais são freqüentes após a exérese cirúrgica. As metástases são tão freqüentes não só nos pulmões (80%), como também nos gânglios loco-regionais (80%): -para M1 e M2 nos gânglios axilar e axilar acessório; -para M3 e M4 no gânglio inguinal superficial. Secundariamente, outros órgãos podem ser atingidos (pleura, fígado, rins, outros gânglios). As metástases pulmonares miliares não são raras na gata. Portanto, o prognóstico é sempre grave. Nas gatas jovens, os tumores são sobretudo benignos.

96 comentários:

  1. Nossa, que dó! Poxa, não foi possível tratar antes, deixou a gata sofrer assim?

    ResponderExcluir
  2. este tumor foi causado por uso de anticoncepcional injetável, quando a pessoa me pediu ajuda já estava deste tamanho, mas pelo menos a gatinha ficou bem...abraços Miriam!

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou Veterinária e tive um caso parecido...no meu caso os tumores estão mto grandes e não indiquei a cirurgia, pois achei que não teria pele para fechar depois...os tumores são bilaterais e em todas as mamas...não sei o que fazer para ajudar a gatinha. O que vc acha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. pelo que vc me descreve parece ser hiperplasia mamária benigna, vc tem foto da gatinha? se tiver mande pra mim e posso te dar uma opinião ok?

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Sou Portuguesa mas tenho seguido o blogue com atenção.
    Tenho uma siamesa ( pura filha de um oriental e de uma siamesa ) com 5 anos , esterilizada aos 6 meses após 1ºcio.
    Em Outubro detectei um nódulo junto ao segundo mamilo caudal direito, e depois de verificação pelo veterinário dela , combinámos a cirurgia , pois o panorama era carcinoma.
    Foi operada a 4/11 , o diagnóstico da análise foi Carcinoma mamário simples tipo tubulo-papilar grau 1, e agora vai iniciar 2 sessões de quimioterapia em 25/11.
    Gostaria de saber sua opinião sobre probabilidade de sucesso da quimio.
    Grata
    Margarida
    tomasmargarida@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. olá Margarida, fico feliz pela sua participação!
    com relação á quimioterapia, acho que se forem 2 sessões é válido sim, mas existe uma incidência alta de reaparecimento de tumores mamários e gatas, por isso é importante uma avaliação periódica dela para verificar rescidiva ok? boa sorte a vc e sua gatinha!!
    abraços
    Melissa

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho uma gatinha que teve tumores nas mamas, não lembro exatamente qts eram, acho q uns 5 carocinhos, todos pequenos e só um perto da axila um pouco maior. Levei p operar pouco tempo depois de destectá-los. Porém como ela já tem 9 anos e n foi esterelizada, é muito provável q seja câncer. Tivemos dificuldade qt a operação, pois os caroços apesar de pequenos eram dos dois lados, então achamos melhor n fazer uma mastectomia total, pois senão não teria pele p fechar e eu n queria fazer só de um lado e deixar p fazer o outro lado depois, pois ía ter q esperar pelo menos 2 meses p operar de novo. Optamos em tirar as mamas onde os tumores se encontravam. Porém a cicatrização dela foi muito rápido e segundo o vet deu fibrose(acho q é esse o nome) criou um caroço mais ou menos na emenda da cirurgia, nas duas mamas q os caroços foram maiores, principalmente a perto da axila, pois retirou muita pele. Ele mandou passar fibrase para cicatrizar, mas n cicatrizou e ela deu uma comida na ferida e criou uma cratera onde era uma caroço. Os gatos são muito auto mutiladores e se machucam e mesmo botando roupa e curativo, ela tira. O meu medo é q essa ferida não seja resultado da cicatrização prematura dos pontos, mas q seja um novo câncer, isso é possível? Vou no vet amanhã e tenho percebido q está começando acontecer a mesma coisa com um dos pontos de baixo. Ela tb me disse q n vale a pena quimio em gato, pois pela experiência q ela teve, os gatos sofrem muito e n tem resultado muito significativo, por isso nem valia a pena fazer biópsia, nem raio x, p ver se havia metástase, pois n se podia fazer muita coisa. Eles até fazem, mas não acha válido. É assim mesmo? Se for mesmo câncer, minha gata ainda vai poder fazer cirurgias enquanto aparecer tumores e viver qt tempo?

    ResponderExcluir
  8. Vc ainda não postou o meu comentário, mas só p informar, fui no vet hj e o câncer da minha gata voltou. Ela está com dois nódulos e um deles abriu como flor e o outro está prestes a abrir tb, mas segundo a vet está fácil p operar. Como só tem 1 mês q voltaram as chances dela são boas. Mas, eu n quis esperar mais, ela vai operar amanhã mesmo!E vou castrá-la tb.

    ResponderExcluir
  9. Oi. Tenho uma gatinha de 4 anos, ela tem tumores em todas as mamas, e so tem um que é um pouco grande, ele era maior so que agora diminuiu, observei isso depois que eu mudei de casa, pq agora ela fica sempre dentro de casa, não sai mais pra dar sua voltinhas. A vet dela disse que so vai mexer se ele crescer, pq tem grandes chances de retirar e voltar de novo. Não sei o que fazer. A vet que castrou ela não tinha me falado nada sobre esse caroço. Tive que levar em outra pra saber o que era. Não quero fazer minha gatinha sofrer.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    O que fazer para aliviar o desconforto causado pela doença, em seu estágio terminal? O que posso usar para aliviar as dores?
    A gata tem 13 anos e sempre foi muito geniosa. Agora que está mais sensibilizada e muito mal sai no quintal de casa. Há 4 anos ela foi internada e submetida a uma cirurgia para retirada de filhotes que não vingaram. E há um ano atrás ela foi posta em tratamento por causa de uma suspeita de cancer na boca, perto da garganta, mas se estressou tanto que ficou rebelde e passou a fugir de casa, e parei de dar os medicamentos a ela. Achei melhor não forçá-la a nada que ela não quisesse.
    E qual a forma correta de tratar a ferida oncológica?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  11. olá Pat, infelizmente eu não tenho como fazer prescrições pela internet, aconselho vc a procurar um veterinário de sua confiança que irá lhe passar o protocolo de tratamento neste caso ok? boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dra Melissa!
    Obrigada pela resposta.
    Abç!

    ResponderExcluir
  13. Passando para dar notícias da minha gata. Já tem mais de 1 ano desde o aparecimento do primeiro tumor. Já operou 3 vezes, sem a quimio, pois a vet pela experiência dela me disse que a quimio n costuma ser muito eficiente p gatos e eles sofrem muito com efeitos colaterais. Como os tumores voltaram em lugares q ela n pode mais operar pq tá bem aderido e n tem mais pele p fechar, ela optou por tentar quimio. Tentou uma bem forte, ela n teve reação e os tumores diminuíram, mas antes da próxima quimio, 30 dias depois, parte dos tumores voltaram, então a vet fez a quimio com o medicamento q ela usou combinada com outra que segundo ela se n ajudar a reduzir, vai ajudar a manter o que reduziu. Ela tb n teve reação, mas hj o quinto dia depois da quimio ela vomitou um pouquinho, n quer comer e tá babando um pouquinho.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dra Melissa. Ha mais ou menos 2 meses encontrei um nódulo em uma das mamas da minha gata, ela tem 15 anos e não era castrada. Levei ela na veterinária e ela disse q todas as mamas pareciam estar afetadas, mas q poderia ser hormonal e que aquele nódulo que eu encontrei estava mto pequeno ainda, que eu descobri mto no inicio. Ela sugeriu a castração, mastectomia da cadeia mamaria direita que era onde tinha esse nódulo maiorzinho (tamanho de meio grão de feijão)e remoção dos linfonodos da virilha e axila. A cirurgia correu tudo bem e no exame histopatológico deu adenocarcinoma mamário grau 1, hiperplasia mamaria e não teve acometimento dos linfonodos. A cirurgia foi ha um mês, agora a veterinária sugeriu que fosse feita a remoção da outra cadeia mamaria e dos linfonodos, pois ela parece ter mini carocinhos ao redor de cada mama. Fico um pouco preocupada de submeter ela a outra cirurgia em tao pouco espaço de tempo. Na sua opinião, devo fazer a cirurgia novamente ou tentar a quimioterapia? E qual o prognostico em tempo de vida no caso dela, mais ou menos?
    Muito obrigada.
    Aguardo um retorno,
    Julia

    ResponderExcluir
  15. olá Julia, a sua veterinária está em melhores condições de avaliar o estado físico da sua gata em relação á uma nova cirurgia, converse com ela sobre isto ok?
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  16. Olá Dra. Melissa! Tenho uma gata com 16 anos de idade. Ela estava com um tumor em uma das mamas. Levei a vet q pediu exame citológico e entrou de férias. Logo após a consulta em pleno domingo a noite o tumor suturou e levei em outro vet q sugeriu a mastectomia total e ou a retirada do tumor suturado. Optei pela mastectomia total, pois ela apresentava ter outros tumores em outras mamas. Isso já tem dois dias, e o pós-operatório está sendo muito doloroso pra ela, estou arrependida de ter optado por essa cirurgia tão grande.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Dra. Melissa! Tenho uma gatinha de 2 anos e 3 meses ela estava com um caroço enorme no barriga próximo a mama. Desde os 4 meses de idade dou anticoncepcional injetável. Será que essa foi a causa do tomor? Isso é um câncer? ou excesso de hormônio? o veterinario retirou o caroço mais não me deu maiores detalhes, segundo ele pode ser um câncer.

    ResponderExcluir
  18. ola dra,é o seguinte eu tenho uma gata ciamesa de 8 anos e ela nunca teve filhotes,pore ja tem um ano que ela tem dois carocinhos na barriga um um pouco maior do tamanho de uma azeitona mais ou menos,e ela nao reclama de nada nao sente dor e esta super bem brincando e td mais,o que pode ser esses caroços?e eles sao carocos internos,e um é vermelho abaixo da mama,desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é provável que sejam tumores mamários, passe ela por uma consulta ok?

      Excluir
  19. Olá Dra. boa noite! Meu nome é Cintia e sou dona da gata Hanna cruzamento de Persa com Siames. Há uns 20 dias notei um caroço na barriga que parecia uma bolinha de gude e no prazo de uma semana virou uma massa rosada por toda barriguinha e passando para as patas traseiras. Foi muito rápido. Ela tem 13 anos +- e estou em dúvida se aopero ou não. Estive na Faculdade FMU setor veterinário e de imediato disseram que terá que operar. Mas, tenho medo que ela sofra com injeções, operação, quimio e não viva mesmo assim; não quero que ela sofra comigo postergando a vida dela. Estou muito triste. Por falta de informação (fiquei sabendo disso hoje) deveria tê-la castrado bem cedo, mas, só castrei em 2009. O que faço? Sigo em frente com o tratamento ou a deixo "ir". Obrigada por esse espaço e por tudo o que faz pelos gatinhos.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Dra Melissa ! Meu nome é Kiko Moreira e tenho uma gata( Chiquinha ) de + ou - uns 7 meses .ha uns 2 meses e meio apareceu um gato aqui na minha casa e para evitar ser avô resolvi mandar aplicar anticonsepcional nela kkkk.depois disso ela entrou no cio,as mamas cresceram e etc.com o passar do tempo todas as mamas voltaram ao normal ,exceto as duas ultimas ( perto da virilha )mas nao tava me proucupando ate ver que os carocos estavam crescendo .o do lado esquerdo esta bem maior ( tamanho de um ovo de galinha )a pele ta bem sensivel e esticada.pode ser algum tumor ou ha possibilidade de ser disturbio hormonal?pode ser o excesso de carinho na barriga que causou isso ?e de uns 30 dias pra ca ela vem tendo muito mau halito ,pode ter sido os dois dentes dela que cairam? depois que isso aconteceu que veio o mau halito.preciso muito de uma ajuda sua ok .muitissimo obrigado .

    ResponderExcluir
  21. olá, leve a gatinha a um veterinário o mais breve possível ok? o uso de anticoncepcionais é extremamente prejudicial a ela, procure um profissional de sua confiança ok?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Doutora, minha gata está com cancer de mama e pulmão ja fiz exames e estou tratando com veterinario, estou dando corticoide, soro embaixo da pele, raçao A&D e ofereço agua, mas ela esta muito magra, e não evacua o vet, ja fez um tipo de soro pra desobistruir mas não adianta a unica coisa que sai e uma agua com cheiro podre, e ela se esconde, chamo ela faço carinho trato dela dia e noite e nada de melhorar , gostaria de saber se ela ja se encontra em faze terminal, estou achando que o cancer tomou conta do intestino dela ! Por favor me de uma dica,levo ela toda semana no veterinario e o que ele me diz e que e para dar estilo de vida a ela, ja fiz isso com um outro gato que faleceu de cancer no figado, sera que ela está com metastase, que dó mas não tem mais o que eu fazer ja fiz de tudo e não quero sacrifica-la não, estou muito triste ! Abraços !

    ResponderExcluir
  23. pense no bem estar dela, na qualidade de vida que ela está tendo e se é possível reverter este quadro, e diante disto tome decisões ok?

    ResponderExcluir
  24. Oi Dr. Melissa,
    É possível esses tumores acontecerem numa gatinha de apenas 4 meses?
    Estava querendo castra-la mas entrou no cio assim cedo e ao mesmo tempo as mamas incharam muito e não param de crescer. Devem estar logo no tamanho desses tumores da foto acima. Estou tratando com um veterinário mas ele não parece entender muito (sabe como é cidadezinha de interior - é o que há)
    Após todos os medicamentos não resolverem (a única coisa que melhorou foi que ela se alimenta melhor e até brinca, antes não) Até benzetacil ele aplicou e nada de desinchar.... sua sugestão agora foi remover esses "tumores"? mas ele adiantou que ela pode não viver por muito tempo e se viver pode logo voltar a inchar novamente. Estou passando cada minuto com ela com se fosse o ultimo. Ela aparentemente está bem, ela come, brinca mas as mamas estão gigantes, a pele está parecendo rasgar até...triste.

    ResponderExcluir
  25. olá Edvaldo, pelo que vc descreve ela tem hiperplasia mamária benigna, onde o prognóstico é a castração, e deve ser efetuada pelo flanco (pela lateral) devido á dificuldade de acesso medial (pelo abdomen) mas este processo é BENIGNO e curativo (a castração faz com que as mamas involuam) qualquer coisa, peça para o seu veterinário entrar em contato comigo que eu oriento ele ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Dra. Sua resposta foi muito útil para a procura de outro pofissional. Agora estou com uma veterinária que vai fazer a castração.
      Obrigado!

      Excluir
  26. Há duas semanas esterilizei a minha gata, já estava prenha, e desde aí que continua com a barriga grande e inchada. é normal?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Boa noite por favor pelo amor de deus, minha gata esta asim eu nao tenho condiçao de manda opera oq eu faço quero sabe depois q o e feito anticonsepcional os tumres some e se nao opera oq acontecer me responda pelo amor de deus?

    ResponderExcluir
  28. procure uma universidade que faça atendimento veterinario á população, muitas vezes é de graça ou os preços são bem mais baixos, não deixe sua gatinha sem atendimento..

    ResponderExcluir
  29. Ines, não é normal não, peça ao seu veterinário para avaliar.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde...quando minha gata precisou fazer uma cirurgia, pois não conseguia parir, na clinica que eu levei, disseram que se o tumor for maligno, os ferimentos não cicatrizariam, isso é verdade? então eu pensei, se os pontos cicatrizarem, não é maligno... porém esperei eles confirmarem alguma coisa, depois da retirada dos pontos, entretanto, não me disseram nada sobre isso- quando perguntados, gaguejavam e paravam o assunto-... só afirmaram que, se fossem eu, não mexeriam nesses caroços, pois pelo que viram, eram malignos e não adiantaria mexer, visto que, com esse tipo de procedimento, a gata morrerria rápido, e o dono ficaria sem o animal e que já estaria no pulmão... e que ela poderia viver o tempo que tinha que viver com esses tumores, todavia, só bastava eu levar na clinica para fazer curativos, quando eles estivessem inormes, pois não teria mais jeito... o engraçado que nem pediram raio x, como vc disse. e nunca atenderam gatas com caroços em muitos seios, só viram na faculdade, parece...

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde drª, minha gatinha Mel apareceu com alguns caroços na barriga. Levei num veterinário e ele disse que era cancer na mama e que ñ poderi fazer cirurgia pois não tinha pele suficiente para fechar a cirurgia. Mas um outro veterinário fez a cirurgia e realmente não fechou totalmente. Por favor me indique uma pomada cicatrizante. Ela já usa DERMOLENE. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu não posso fazer prescrição de medicamentos via internet ok? converse com seu veterinário sobre outras opções de medicamento.

      Excluir
    2. Acha que a sua gata esta a melhorar?
      Ou acha que fez mal operar?
      me diga pf

      Excluir
  32. Boa tarde, Doutora... Tenho uma gata com 12 anos e notei recentemente que em redor de uma das maminhas, tem uma espécie de massa mais dura... É como se ela tivesse leite naquela mama e o leite, quando ela tinha gatinhos, costumava ficar assim, caso eles não o bebessem. Observei melhor a mama e está com uma coloração ligeiramente roxa e a deitar um pouco de líquido, transparente rosado... O que é que pode ser isto? Ela não apresenta sintomas de estar doente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, é possível que seja um tumor de mama, leve ao veterinário o mais rápido possível ok?

      Excluir
  33. Dra. Melissa,

    Boa tarde, estamos desesperados aqui em casa, pois temos uma gatinha SRD e ela ficou penha, só que não sabemos de quanto tempo exatos, só que deve estar bem proximo do tempo dela dar cria. De uma semana pra ca ela começou a soltar um liquido pelas mamas e começou a criar crostras dos pelos dela e isso faz com que o liquido fique com mal cheiro. Eu tenho limpado ela sempre, mas ela começa a miar pois como esta ferida isso deve doer. Estou desesperada precisando muito de uma luz e infelizmente aqui perto de casa os preços das ultrassonografias estão muito caras. O que posso fazer pra ajudar a cicatrizar essa feridas? Por favor me de uma luz!

    ResponderExcluir
  34. infelizmente não consigo te ajudar por aqui, vc precisa levá-la ao veterinário para que ela seja avaliada clinicamente ok?

    ResponderExcluir
  35. Olá! Gostaria de uma ajuda. Minha gata tem um ano,quando ela entrou no cio apliquei um anticoncepcional nela,pois a castração perto da minha casa é muito cara. Pelo efeito do anticoncepcional ela desenvolveu uns caroços e que agora estão enormes,a levei no vet e ele passou um remedio chamado contralac,mas acho que não está adiantando muito,pois continua crescendo,estou com muito medo de perder minha gata. Gostaria de uma orientação.

    ResponderExcluir
  36. peça para que seja feita uma biópsia dos nódulos para constatar que tipo de tecido é.

    ResponderExcluir
  37. Dra. Melissa
    Tenho um gatinha de aproximadamente 11 anos, há alguns meses notei que o abdome dela estava bem destendido, levei no meu veterinário ele me disse que era tumor e este produzia líquido que estava deixando o abdome dela assim, por duas vezes ele retirou líquido do abdome dela, da primeira vez saiu uma líquido bem claro (350 ml) semelhante a urina, da segunda vez saiu um líquido meio rosado (250) ele disse que não era nada bom pois parece que havia um pouco de sangue no líquido, ele diz que não pode operar pois está no fígado e no baço. Ela está muito bem apesar de tudo brinca e é muito comilona, meu veterinário é das antigas, não gosta muito de exames, porém confio muito nele, pois tem mais de 50 anos de experiência... Por favor me de a sua opinião....

    ResponderExcluir
  38. olá, a primeira coisa a ser feita é um ultrassom abdominal, sem isto fica muito difícil ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra Melissa

      Infelizmente minha gatinha, meu amor, meu anjinho partiu hj, depois de apenas quatro meses do diagnóstico,estou arrasada, devastada, triste, obrigado por ter me respondido, mas infelizmente o câncer venceu.....

      Excluir
  39. Olá Doutora!
    Eu gostaria muito de castrar minhas gatas, tenho 7, mas por enquanto não dá pois cada uma vai custar 100 reais. Então por enquanto estou dando preve-gest 5 mgpara que elas não entrem no cio, e não fiquem prenha! Você acha que faz mal dar esses comprimidos?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, qual a sua cidade, às vezes os CCZs tem convenio com algumas clínicas para castração.

      Excluir
  40. Bom dia , meu nome é Flávia e eu examinando minha gata percebi que ela tem um pequeno caroço perto de uma das mamas, apenas ali naquele local, ela tem 4 anos e é castrada a 2. Gostaria de saber se pode ser cancer, estou desesperada pois minha gata é muito apegada a mim e eu o mesmo. Por favor me ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
  41. olá, leve ela a um veterinário para exame clínico e uma citologia do nódulo que te dirá exatamente oque é ok?

    ResponderExcluir
  42. Eu gostaria de tirar uma dúvida... Minha gatinha depois que foi castrada ficou com as mamas inchadas. Antes da castração ela tomou anticoncepcional, meio comprimido a cada 2 dias. Tomou uma caixa. Gostaria de saber se isso pode ser algum tipo de tumor. Ela foi castrada com 8 meses.

    ResponderExcluir
  43. Olá Drª Melissa nasceu uns caroços na minha gata na barriga em varios lugares e desceu quando ela anda incomoda vou leva- la ao vet mais gotaria de uma opinião sua. Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Olá Drª Melissa nasceu uns caroços na minha gata na barriga em varios lugares e desceu quando ela anda incomoda vou leva- la ao vet mais gotaria de uma opinião sua. Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Olá Doutora, bom dia!
    Tenho uma gata siames que está com 15 anos, a um ano atrás notei uns nodulos proximos as mamas dela, levei ao veterinario, foram feitos o exame de sangue e tomografia de torax, na época foi encontrado 03 nodulos pequenos e um maior embaixo da axila, fizemos a operaçao e castração ocorreu tudo bem, passado uns quatros meses notei que na cirurgia proximo a axila (que foi a maior) estava novamente com um nodulo, voltei com ela ao vet, o mesmo me disse que poderia ser reação do linfomas por conta da cirurgia, me disse para não se preocupar apenas para observar, passou um ano e agora comecei a notar que ver que não tem apenas naquela mama, apareceu varias bem pequenas em quase todas as mamas, passei ontem com ela no vet, pediu novamente para tirar novamente o raio x, o que vc acha, que seria interessante fazer novamente a cirurgia? tenho muito medo que ela não aguente a cirurgia pela idade dela, o que vc me sugeria?? Att

    ResponderExcluir
  46. Olá, minha gata operou um tumor na mama, fez o exame histopatológico e deu como resultado: Adenocarcinoma simples de mama moderadamente diferenciado. Metástase para os dois linfonodos isolados. Margens cirúrgicas livres.
    O veterinário disse que retirou todo o tumor e os linfonodos, mais recomendou 4 sessões de quimioterapia com Doxirubicina 50 mg e ciclofosfamida 100 mg.
    Como minha gata já tem 18 anos e toma um remédio de uso contínuo para o fígado (hepatorfharme), estou com medo de fazer as sessões de quimioterapia. A doutora acha que é recomendável nesse caso?

    ResponderExcluir
  47. Olá, minha gata operou um tumor na mama, fez o exame histopatológico e deu como resultado: Adenocarcinoma simples de mama moderadamente diferenciado. Metástase para os dois linfonodos isolados. Margens cirúrgicas livres.
    O veterinário disse que retirou todo o tumor e os linfonodos, mais recomendou 4 sessões de quimioterapia com Doxirubicina 50 mg e ciclofosfamida 100 mg.
    Como minha gata já tem 18 anos e toma um remédio de uso contínuo para o fígado (hepatorfharme), estou com medo de fazer as sessões de quimioterapia. A doutora acha que é recomendável nesse caso?

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde! Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa, carinho e informações profissionais muito importantes. Passei pela perda de uma gatinha siamesa com tumor de mama e metastase no pulmão, recentemente. Seu site foi muito esclarecedor!Obrigada!Érica

    ResponderExcluir
  49. bom dia Doutora tenho duas gatas uma siamesa que dia 19 de setembro agora faz seis meses e a outra é uma da raça comum cinza com branco mestiça com angora, acho que tambem vai fazer seis meses agora. queria saber o certo se já posso opera-las pois teve um veterinario que me falou que tinha que operar com oito meses pois se operar antes pode dar infecção de urina e pode ficar caindo pelos então gostaria que você tira-se minha duvidas posso operar já elas ou devo esperar os oito meses para o que ele me falou não aconteça ???
    muito obrigada querida e tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  50. Olá,
    Eu já fiz 2 cirurgias na minha gata, a primeira ela tirou uma mamas que estavam crescendo, e achávamos que eram pequenos tumores e aproveitamos e a castramos. Isso foi a +/- 1 ano atras. Semana passada ela fez a outra cirurgia pq 2 tumores voltaram e ela começou a comer as bolinhas e ficou bem feio, fizemos todos os exames pra ver onde estavam localizados, se ja tinha dado metástase e etc. Não tinha nada, operamos! Hoje chegou no resultado da biopsia, e deu Maligno. Quero saber se vai voltar, e se voltar se vale a pena operar de novo? Ela sofreu muito dessa ultima vez, ficou quase 5 dias sem comer, ficamos bem preocupados, ela é super ativa e bem brava, não vou ter coragem de opera-la de novo.

    ResponderExcluir
  51. Oi! Eu tenho uma gatinha e ela esta cheia de tumores e eles são vermelhos é muito grandes. Eu estou querendo fazer a cirurgia nela, mas como ela já é velinha estou com medo que ela não agüente, ela tem 10 anos você acha que ela agüentaria a cirurgia?

    ResponderExcluir
  52. ola dra, sou a irene e sou portuguesa, e tenho uma gatinha que lhe rebentou uns nodulos nas maminhas, ja nao sei mais o que fazer, adoro ela, e estamos sempre a tratar dela com soro fisiologico e betadine, mas ela se lambe e dai sai todo o tratameto que fiz, ja a liguei com ligadura, ate ja lhe fiz um fato mas ela acaba sempre tirando, me ajuda, por favor.. e nos nao temos possibilidades de ir a um veterinario tratar ela..aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde,

    Sou portuguesa e só hoje tomei conhecimento do seu blogue. Tenho uma gata com 14 anos que desenvolveu quistos mamários há cerca de 1 ano. Quando foi ao veterinario, a indicação dada foi de que, com a idade dela, não valia a pena operar. Hoje detectei um quisto subcutâneo enorme numa das mamas (cerca de 4,5cm), plano, e rijo ao toque. Por aquilo que li no post, presumo que já seja tarde para a minha gata, mas gostava da sua opinião.

    Sofia
    Açores.

    ResponderExcluir
  54. Olá Doutora tudo bom?! tenho uma gatinha de 10 meses e ela entrou no Cio a pouco tempo, mas junto com o cio veio um tipo de inflamação mamária, os seios dela de trás incharam, levamos num vet e ele fez um ultrassom e um hemograma, no hemograma deu tudo certo e normal, no ultrassom todos os órgãos estavam bem, somente uma inflamação nos 2 seios de trás, ele receitou o maxicam, meio comprimido por 3 dias, um dos seios desinchou completamente, porém o outro aumentou de tamanho (tamanho de uma azeitona) e ficou mais dura. Será que só a castração resolve? ou devemos fazer a mastectomia?

    ResponderExcluir
  55. Olá,
    A minha gata tem um caroço enorme na barriga, e eu não sei o que fazer!!! estou preocupada, tenho medo dela morrer...eu não tinha condições para leva-la em uma clinica veterinaria, ela ainda tem chances de sobrevivência?

    ResponderExcluir
  56. Tenho uma gata siamesa com 10 anos de idade e 2 tumores mamários, ambos com menos de 2 cm. Ela sofre de uma pequena insuficiência renal e gostaria de prolongar a vida dela (com qualidade). Atualmente ela está aparentando estar em bom estado de saúde. Nenhum sintoma ruim exceto esses pequenos nódulos. Estou com medo de submetê-la a cirurgia de retirada de td a cadeia mamária e possível quimioterapia e além de não curá-la, acabar dando uma péssima qualidade de vida.

    Na minha cidade não há veterinário especialista na área de oncologia e estamos limitados a exames de raio X, biopsia (mandado para fora), exames de sangue e urina. Ressonância, tumografia, são exames que não existem por aqui.

    O que fazer, dra?
    Já procurei 3 veterinários diferentes, aconselham a retirada da cadeia mamária. Vc acha que esse procedimento pode aumentar mesmo a expectativa de vida ou corro o risco de submetê-la a muito stress, vomitos, nauseas, sofrimento, e ela acabar por o mesmo tempo? E o comprometimento dos rins com a quimio?

    Fiquei triste pois li que a quimioterapia em gatos parece ser menos eficaz ainda do que em cães. Pode ser franca comigo, com a sua experiência, qual a porcentagem de sucesso/fracasso?

    Cogitei a possibilidade de fazer biopsia antes de operar, furando com agulhas (como já li em alguns lugares na net) mas os 3 veterinários não aconselham pois dizem que isso pode fazer o cancer ser direcionado para outras partes do corpo, na hipotese de ser um tipo muito agressivo.

    o que fazer, doutora? Considerando esses fatores... operar ou não? Eu a amo muito, mesmo. Se for pra sofrer de todo o jeito e viver pela mesmo tempo, decerto que prefiro que viva o máximo possível, sem sofrimentos. Faço qualquer coisa por ela.

    ResponderExcluir
  57. Olá, tenho uma gata com 7 anos e ela está com um tumor em uma das mamas, nesta mama está saindo um líquido branco quando meche nela. Não sei quando esse tumor apareceu, está do tamanho de uma bolinha de gude, vou levá la no veterinário amanha. Gostaria de saber se há chances reais dela melhorar disso?

    ResponderExcluir
  58. Olá boa tarde, temos uma gatinha que não consegue amamentar pois sairam feridinhas nos mamilos pois eram 6 gatinhos, no fim so sobreviveram 2 pq ela nao conseguia amamentar doia muito o que posso fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  59. Olá tenho um goto que tem um caroço na lateral da barriga, é é duro e recentemente apareceu duas ferida amarela encima e o pelo envolta está caindo, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  60. oi Dra meu no é adriana e tenho uma gatinha de 6 anos de idade que foi castrada a 6 dias e ta muito inchado. mais ela não demostra incomodo. ela tava gravida de 3 semanas mais ja estava agendada a castração tava so esperando ela sair do cio ela ficava trancada em casa pois o gato da minha mae entrou pelo forro do segundo andar de madrugada e a pegou, eu so apliquei injeçao nela duas vez nos primeiros cios com intervalos 2 anos de uma injeçao pra outra quando ela tinha 1 ano ,quando descobri q fazia mau nao apliquei mais.vou quarta agora leva ela pra retirar os pontos, ha nao ha secreçao nos pontos o inchaço é ao redor dos pontos, por favor se poder me ajudar. agradeço

    ResponderExcluir
  61. Olá! Tenho uma gata de 10 anos e ela está com câncer de mama. O veterinário não aconselhou operá-la pois disse que depois que operar pode voltar mais forte. O que a senhora acha?

    Agradeço a atenção!

    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  62. Olá! Tenho uma gata de 10 anos e ela está com câncer de mama. O veterinário não aconselhou operá-la pois disse que depois que operar pode voltar mais forte. O que a senhora acha?
    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  63. Bah Dra, estou bem preocupado mesmo com a minha gata, ela tem quase cinco anos,castramos faz 4 meses (demoramos) e apareceu com tumores em várias mamas, não ulcerou, está super bem e não acusou metástase, mas sabe como é essa doença, estou muito preocupado. Opera amanhã e solicitei exame laboratorial.

    ResponderExcluir
  64. Boa Tarde !
    A semana passada encontrei um caroço em uma das mamas da minha gatinha .Eu hoje fui ao veterinário com ela e a veterinária disse que de certeza que era um nodulo e que era preciso operar .A mama da minha gatinha esta com cor azulada e a veterinária espremeu a mama e saiu um liquido claro , tal como você diz! Eu tenho chorado muito só de pensar que a minha bebe pode morrer e eu fico sem a minha companhia.E só de pensar que vão lhe tirar as maminhas ai!
    Mas ela esta bem,esta normal!Mas e se os médicos á operam e ela fica a sofrer ou se a operação corre mal?eu penso sempre que ela esta bem e os medicos á operarem ela fica mal cheia de dores.
    Eu cria era que a operação corre se super bem e depois me dissessem que o cancro era benigno e que nunca mais apareça nenhum papo e que dure muito tempo!
    Não sei o que faça me de a sua opinião por favor.

    NÃO QUERO PERDER A MINHA GATINHA DA MINHA VIDA ,EU AMO A E TENHO CHORADO MUITO POR ELA SÓ DE PENSAR O QUE PODE ACONTECER .

    ME AJUDE PF

    ResponderExcluir
  65. P.S. Esqueci me de dizer uma coisa a minha gata vai fazer 8 anos este ano não é capada e nunca teve ninhadas.

    O problema é que a operação custa muito dinheiro e se os médicos á operam e depois passado um mês os papos vêm outra vez? isso é muito chato!
    Acha que devo operar?
    ela agora não apresenta sintomas de nada,esta normal,O que me preocupa mais é que depois da operação ela vem cheia de dores e pode vir pior e sabendo que ela estava bem e depois eu lhe pus as dores .
    Só de pensar que se ela for operada vou estar um dia sem á ver, e imaginar que se ela morrer vou passar os dias todos da minha vida sem a ver mais ,eu choro muito
    me ajude pf nao sei o que fazer!

    ResponderExcluir
  66. oi , boa tarde, minha gata acho que tem uns 3-4 anos . ela teve 5 filhotes tem 6 meses. tem uma mama que esta roxa ao redor, ela é branca entao da pra ver bem, nao sei se é a mama ou o pelo. deve ser a mama. se nao me engano é a segunda do lado direito, oe q pode ser ? ela ja tomou varias injeçoes pra nao engravidar. agora me preocupei u.u se puder passar o email para eu mandar uma foto agradeço ^^

    ResponderExcluir
  67. Ola Doutora,tenho uma gatinha de quatro meses e ela tem caroços em quase todas mamas,ele tomou engesao pra nao entar no cio sera que foi isso que deu esses carosos nele ,poe favor me ajude gosto muito da minha gatinha desde ja agrdeço..obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim isso aconteçe o mesmo com a minha, mas acho que ta muito grande os caroços, to com do dela, dela estar sentindo dor :(

      Excluir
  68. Olá , alguém deixou na porta da minha casa uma gata linda e peluda. Não tenho ideia de raça e idade. Notei que uma de suas mamas está muito inchada. Parece um limão de tão grande. Estou desesperada, não faço a menor ideia do que seja. Como estou desempregada, tentei achar um veterinário voluntário para olhar a gata,não consegui. Imaginei que ela pudesse estar prenha, uma vez que sua barriguinha está um pouco grande. gostaria de uma orientação. O que será que ela tem?

    ResponderExcluir
  69. a minha gatinha ela tem apenas 7 meses, ela tem um tumor que esta crescendo muito.,ja levei no veterianario e ela disse que esta muito grande a a unica opção ea injeção letal, ela tem varios em todas as tetinhas mas apenas um esta crescendo !

    ResponderExcluir
  70. Olá Doutora, tenho uma gata de 15 anos e há algum tempo venho observando nela a formação de caroços na região das mamas. Logo informei aos meus amigos que já tiveram gatos e a maioria aconselhou a não operar, pois como ela já é velhinha poderia falecer durante a operação devido a anestesia etc, sendo que ela já fez a retirada do útero aos 8 anos. Agora estou mais assustada pois o caroço está crescendo mais rapidamente, atualmente deve estar um pouco menor que um ovo de codorna. Mas ela parece super bem, corre, brinca de vez em quando, continua com apetite etc. Quero aproveitar o máximo de tempo com ela, sem que ela sofra, é claro. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  71. Olá...a gata da minha mãe teve filhotes e depois de alguns dias notei que uma das mamas esta dura e com uma cor arroxeada bem maior que as outras e acima da mama da para sentir uma bolinha que segundo minha mãe já esta lá há anos. O que pode ser?? A gata tem 12 anos.

    ResponderExcluir
  72. Oi, sou "mãe" de um gato castrado que fará 8 anos em julho de 2013 ele não tem raça definida, e hoje ao apalpa-lo notei que seu mamilo esquerdo proximo a axila está com um carocinho de cerca de 0,5 mm, o mamilo estava sequinho e se soltou como se fosse uma casquinha de machucado, porem o carocinho continua lá. Aparentemente não doi, levarei á veterinaria esta semana, mas já gostaria por gentileza de uma previa sobre o que pode ser porque estou muito preocupada. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  73. Oi Doutora! Gostaria de te parabenizar pelo amor que tem por estes anjos sem asas que muitas vezes são nosso filinhos, irmãozinhos, amigos e companheiros para todas as horas ate para as que temos que estudar para uma prova, rsrss! Que Deus te dê em dobro o bem que faz!!!

    ResponderExcluir
  74. Olá Doutora!

    Eu adotei uma gata da rua, levei ela no veterinário já foi desvermifugada e tomou a primeira vacina com 4 doenças. Na ocasião falei para o veterinário que as mamas dela pareciam inchadas. Mas ele disse que era normal pq ela estava muito magra e desnutrida. Agora ela já está mais gordinha, mas os peitos continuam do mesmo jeito. Ele disse que ela tem em torno de 5 a 6 meses.
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  75. Doutora preciso mesmo muito muito de ajuda.
    Por favor não sei o que fazer, não tenho dinheiro pois nem emprego tenho.
    Tenho uma gatinha á muito tempo desde que tinha uns 11 anos e agora tenho 18.
    Ela nunca teve filhos, é preta e branca, é bastante selvagem (má), mas uns tempos para cá anda mimadinha, dou-lhe tudo que posso, brinco com ela, dormo com ela ...
    Ela já teve uns papos em mais ou menus 2 mamas , ficam bastante grandes e são meios rosinha, e desapareceram porque eu deixei de lhe dar uma pastilha para ela não ter filhos.
    E os papos voltaram , eu já não lhe dou a pastilha mas eles não saiem.
    Amo a minha bichinha e não sei o que ela têm e desespero por saber que não sei como ajuda-la.
    (Há e ela não se queixa de nada de dores, pego nela etc... até se mete á porrada com a minha cadela e nunca se queixa, até parece que não tem nada.
    Mas ao ver aquilo ali me aflige tanto.
    Por favor , me ajude.

    Muitoooo obrigada.

    Aguardo uma resposta o mais breve possível.


    ResponderExcluir
  76. Ola Dr. eu tenho uma gatinha de 9 anos, ela toma a pilula, e ha uns poucos meses apareceu-lhe um tumor numa das maminhas, e ele cresceu bastante, está com 1 cm de largura. Eu pensei que o melhor era leva-la a fazer uns exames ao pulmoes para ver se ja ha alguma anomalia, caso nao haja pensei em cirugia de modo a retirar o tumor e que eles nao voltem a aparecer devido ao facto de so ter um, e com a cirugia nao voltem a aparecer. Que acha? Eu só nao quero que a gata sofra, mas queria tambem fazer o melhor para os dois lado para o dela e para o meu tambem. Obrigada, aguardo resposta. Cumprimentos

    ResponderExcluir
  77. Dra, boa noite. A dois meses atras minha gata operou de rumos nas mamas, já estava bem feio, com muito pus. Apos a operação ela estava ótima, mais agora , dois meses depois apareceu novos tumores que estão tomando boa parte do corpo dela, estão ate nas pernas. Estou triste porque o vet dela nao indica operarmos novamente , pois ela já tem uns 14 anos. Tenho a impressão que isso deixa ela dolorida, pq ela nao esta mais ativa como era. Pode me orientar, estou muito triste.

    ResponderExcluir
  78. Olá, Doutora. Tenho uma gata siamesa e apareceram várias bolinhas duras, mas não nas mamas, mas elas estão aparecendo em grande quantidade e algumas crescem muito. Outras até tomam formas que não são bolinhas. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  79. Olá! Boa tarde. Minha gata tem um e três meses, já tomou duas injeções anticoncepcionais. Já faz mais de um mês que a última injeção venceu e ela ainda não apresentou cio. Hoje pela manhã percebi que ela estava com glândulas mamárias rígidas e inchadas. O que pode ser? Estou muito preocupada.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  80. boa noite. por favor me ajude minha gata esta com uma ferida na segunda teta. apareceu um caroço meio roxo como se ela estivece caido. ela e muito levada ela bate nas outras gatas e pula muito para todo lado. sera uma ingua do maxucado. oque posso passar no ferimento?

    ResponderExcluir
  81. dra boa noite"! tenho uma gata. ela aparesceu com uma ferida na teta de mais ou menos um cent.perto da ferida esta um caroço do tamanho de um grao de feijao o caroço e do lado da teta ela nao e castrada ja deu varias crias .que pomada posso passar na ferida me ajude pelo amor de deus nao quero que ela morra .

    ResponderExcluir
  82. Olá doutora. A minha gatinha Manuela tem 10 anos (castrada há sete) e percebi há um mês mais ou menos que ela tem um caroço grande em uma das mamas, desconfiei de tumor. Levei ao veterinário e ele confirmou e descobriu, ao examiná-la, mais três mamas afetadas. Disse que pela idade dela talvez seja complicado operar, mas pediu exames para verificar o estado de saúde e se já atingiu os pulmões. Ela come bem, passeia, bebe água, faz as necessidades de modo normal, só anda meio desanimadinha e com o semblante meio tristinho. Estou com muito medo de tudo: optar pela cirurgia e ela não resistir ou piorar, e se não fizer a cirurgia e negar a ela uma chance de melhorar e viver mais alguns anos... Sempre imaginei a minha Manu morrendo de velhice, sei lá, com uns vinte anos. Não dá pra imaginar perdê-la assim. Será que é esse mesmo o único diagnóstico possível quando achamos um caroço na mama de um animal? Será que só pode ser câncer mesmo? E se é, a única alternativa é a cirurgia?

    ResponderExcluir
  83. Olá! Queria uma ajuda. Minha gata tem 4 meses. A umas 3 semanas começou a apresentar inchaço nas tetinhas. Agora já está bem inchado.
    Levei num veterinário que disse nunca ter visto isso. Tentou tratar com anti inflamatório, mas não teve melhora. Pelo que percebi ele está muito perdido. Entrou em contato com um amigo que disse que tumores não podem ser, pois saíram em todas as tetinhas ao mesmo tempo. Mas, pelo que procurei na Internet pode ser sim.
    Agora ele ficou de avaliar a seguinte situação. Disse que só pode ser excesso de hormônios e que provavelmente temos que castrá-la. Mas, disse que é perigoso por ela ser muito nova. Assim, ficou de ver um medicamento para ver se melhora sem precisar castrar.
    Acho, particularmente, que ele não sabe o que está fazendo. Pretendo levá-la na Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba para consultarem.
    Será que alguém já viu um caso desses? Pq estou perdida e acho que o veterinário também.
    Obs.: É uma gata siamesa de 4 meses.

    ResponderExcluir
  84. Ola! tenho uma gatinha que tem no máximo 8 meses e quando entrou no cio eu cuidei de dar injeção anticoncepcional, porém depois dessa vacina essa começou a engordar muito rápido e está cheia de nódulos nos mamilos. Todos eles, apenas dois estão relativamente grandes. Estou muito preocupada, não sei que faço. Ela poderá ficar boa? Com deverei cuidar? Ela tem chance de morrer? Esses tumores podem ser benignos? Aguardo resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  85. A minha gata tem por volta de 5 meses e foi achada na rua.
    Agora que parecia estar melhor começou a aparecer-lhe uns caroços na barriga.
    Primeiro pensamos que era de ser precoce, porque parecia que teve o cio e aquilo podia ser as maminhas dela.
    Mas agora começou a piorar, estão a crescer muito depressa, no espaço de uma semana desenvolveram se imenso (o maior está do tamanho de uma cereja ou maior), são uns caroços e estão afastados dos mamilos pelo que nao deverão ser as glândulas mamárias.
    Dor nao tem, porque sempre toquei na barriga e ela não acusa se está doendo.
    Que se passa com ela?
    O que pode ser?
    Infelizmente não tenho como leva-la ao veterinário.
    Me ajude por favor, pois me apeguei a ela é um docinho de gatinha, muito meiguinha.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  86. Olá...há pouco tempo adotei uma gatinha. No primeiro instante passou pela minha cabeça cuidar dela. Foi o que fiz, dei remédio de verme, uma semana depois todos os mamilos da gata haviam inchado. Parece ser uns caroços. O que pode ser??

    ResponderExcluir
  87. OLÁ DOUTORA, ESTOU DESESPERADO, POIS TENHO UM GATO COMO ESTE QUE A SENHORA SEGURA NO INICIO DO BLOG.RECENTEMENTE ELE PASSOU 02 DIAS FORA DE CASA E VOLTOU MUITO FACO PARA CASA, A PRINCIPIO ACHEI QUE FOSSE APENAS FOME E POR ISSO PROCUREI HIDRATA-LO DANDO SORO EM SUA BOCA. ELE REAGIU E VOLTOU A COMER,AS FEZES ESTÃO NORMAIS. MAS ELE ESTÁ TRISTE E HOJE VAZOU UM LIQUIDO DE COR ROSA DE SUA VIRILHA E FICOU UM BURACO SOBRE O LOCAL. TEM ALGUM DIAGNOSTICO DO QUE POSSA SER?

    ResponderExcluir