quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PEITO ESCAVADO EM FELINOS

Peito escavado é uma deformidade congênita do esterno e cartilagens costocondrais, criando um estreitamento dorsal a ventral da cavidade torácica. A causa é desconhecida, embora possa haver envolvimento genético, pois podem ser acometidos vários filhotes em uma mesma ninhada. Não foi identificada predisposição por raça ou sexo. Frequentemente os animais acometidos são assintomáticos; outros demonstram anormalidades dos sitemas cariovascular e respiratório logo em seguida ao nascimento. A posição anormal do coração no tórax pode levar a sopro cardíaco e comprometimento do retorno venoso. Dispnéia é o sinal clínico mais comum; foi relatada a acorrência de hiperpnéia, intolerância ao exercício e infecções recidivantes do trato respiratório.

DIAGNÓSTICO:
-Exame físico- palpação
-Radiografia

TRATAMENTO:
- Tratamento clínico: A aplicação de uma tala externa ao tórax ventral é a técnica mais comumente utilizada para correção de PE. Esta técnica oferece a vantagem de mínima intervenção interna. Em sua maioria, animais sintomáticos melhoram depois da imobilização externa. Animais mais velhos podem ter o tórax menos complacente, necessitando de técnicas mais rigorosas (p. ex. esternotomia com imobilização).
-Antibióticos: Alguns animais com PE exibem tendencia a infecções recidivantes do trato respiratório. Para estes pacientes faz-se antibioticoterapia apropriada.
ANIMAIS COM PE DEVEM OBRIGATORIAMENTE SER CASTRADOS!

PROGNÓSTICO:
É bom o prognóstico para animais sem doença subjacente significativa. Animais mais velhos respondem menos favoravelmente á cirurgia, devido aos fatores como angústia respiratória contínua ou crescente.