quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CONSTIPAÇÃO / OBSTIPAÇÃO / MEGACÓLON

Constipaçao, ausencia de defecaçao e megacólon, dilataçao persistente do reto e intestino grosso com perda de motilidade normal sáo provavelmente as afecçoes clínicas mais importantes do intestino grosso em gatos. Essas doenças possuem numerosas etiologias potenciais que se seguem. As principais etiologias incluem fatores dietéticos e o estilo de vida do animal tem um efeito significativo no desenvolvimento inicial da constipaçao na maioria dos gatos, causando principalmente obesidade, assim como dietas deficientes em resíduos produzem um volume fecal insuficiente, diminuindo o estiramento do reto e o estímulo para defecar. Se as fezes permancerem no intestino grosso por período prolongado, ficarao cada vez mais duras, pois a reabsorçao hídrica no cólon continua.
Fraturas pélvicas cicatrizadas sao outra causa importante de constipaçao em gatos. Muitas fraturas pélvicas sao tratadas conservadoramente em gatos, oque pode resultar em desalinhamento de fragmentos pélvicos e estreitamento do canal pélvico. Esse diagnóstico é facilmente obtido por radiografia simples, e deve ser imediatamente considerado em qualquer gato constipado com lesao pélvica. Afecçoes que reduzem a disposiçao do gato para defecar também promoverao constipaçao, que podem variar de bandejas sanitárias sujas a problemas ortopédicos de membros pélvicos, coluna, entre outras.
No caso de megacólon, é uma patologia que pode surgir como distúrbio idiopático primário ou secundário a qualquer uma das causas anteriores, caso estas nao sejam corrigidas rapidamente. O megacólon se associa com obstipaçao, constipaçao intratável na qual o gato simplesmente nao consegue defecar. A patogenese do megacólon parece envolver um defeito no controle de contratilidade de musculatura lisa. A funçao mucosa permanece aparentemente normal nessa afecçao e a reabsorçao hídrica do intestino grosso continua como normal, deixando o material fecal bastante duro e seco. O tratamento clínico inclui o uso de hidrataçao das fezes com água morna e massagem do intestino, nao utilizar em hipótese nenhuma enemas de fosfato que sáo altamente tóxicos nesta espécie. Este procedimento deve ser feito com o animal sedado. Outros procedimentos tais como o uso de drogas que tenham um efeito laxante (lactulona entre outros) podem ser úteis promovendo fezes pastosas, e facilitando o transito das mesmas. Em alguns casos mais graves a indicaçao é cirugica de colectomia subtotal, sendo que a maioria dos gatos tolera bem este procedimento, evoluindo após algum tempo de fezes aquosas a moles, para fezes moles porém formadas.