segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HIDRONEFROSE EM FELINOS



A hidronefrose ocorre quando uma obstrução ao efluxo urinário leva ao acúmulo de urina no interior da pelve renal ou nos divertículos renais. A pelve dilata, resultando em pressão e atrofia  isquêmica da córtex renal. No caso de hidronefrose unilateral, a obstrução envolve apenas um ureter ou rim. A doença bilateral pode ser decorrente de obstrução na uretra, na bexiga ou nos dois ureteres. Se ocorrer doença unilateral, o rim normal poderá funcionar até que  até que o rim anormal atinja enormes proporções. Nos caso de doença bilateral, o gato pode apresentar uremia e morrer antes que a renomegalia se torne significativa. A hidronefrose pode ser causada por malformação congênita ou pode estar associada a cálculos vesicais ou em um ou ambos ureteres, neoplasia, ligação ureteral durante ovário-histerectomia, massas pélvicas e, raramente, fibrose ureteral bilateral. Na maioria das vezes a etiologia não e determinada. Gatos com doença unilateral podem ser apresentados por causa da distensão abdominal, enquanto que a doença bilateral pode levar a sinais evidentes de insuficiência renal. Se ocorrer pielonefrite, ocorrerão também letargia, febre, anorexia e hematúria. Gatos com doença bilateral geralmente apresentam sinais de insuficiência renal.
O diagnóstico é feito através de exame clínico (aumento do tamanho do rim), ultrassom (revela um rim cheio de líquido, dilatado e anecóico, com quantidade variável de tecido parenquimatoso renal), pode-se efetuar também uma urografia excretória. 
O tratamento se dá pela remoção da causa da obstrução quando primária e nefrectomia quando a função renal for perdida. è indicada antibioticoterapia sistêmica se forem detectadas bactérias no trato urinário. Quando um ureter está obstruído, ele aumenta e a parede sofre espessamento suficiente para possibilitar a cirurgia. Se a obstrução ureteral for eliminada dentro de 1 semana, pode-se esperar pelo retorno da função renal. A lesão renal irreversível tem início 15 a 45 dias após a obstrução; mas adiante de uma obstrução, pode haver algum retorno da função renal em até 4 semanas. O prognóstico é bom para doença unilateral, seja devido ao retorno da função do rim acometido, seja pela nefrectomia (admitindo-se que  o outro rim esteja funcionando normalmente). Assim que ocorrer azotemia, passa a ser grave o prognóstico para gatos com doença bilateral e sem doença subjacente tratável.