quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FELINOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (matéria escrita para revista PULO DO GATO)



este é o Gigio, meu gatinho com deformidade no membro posterior direito

Todos os animais necessitam de cuidados especiais e de amor, porém animais com “deficiências” físicas ou neurológicas , muitas vezes requerem um pouco de tempo e energia extras, especialmente quando o animal fica mais velho e as deficiências se agravam. Alguns gatos nascem com deficiências físicas, outros sofrem acidentes ou mesmo doenças que causam deficiências, ou elas podem ocorrer devido aos efeitos degenerativos do envelhecimento. Os gatos adaptam o seu estilo de vida para lidar com a deficiência com muito mais facilidade do que a maioria dos humanos, até porque no caso do ser humano, os membros tem utilização específica e no caso dos gatos os quatro membros são utilizados na locomoção, facilitando sua adaptação. As deficiências mais freqüentemente observadas  nos gatos são, perda de um ou mais membros torácico ou pélvico por acidente ou doenças tais como tumores levando á amputação do membro, ou mesmo animais que nascem com deformidades congênitas nos membros. Alguns animais podem ficar paralisados ou ter dificuldade para se locomover  devido á  lesões da coluna tanto de origem traumática quanto causadas pela idade como hérnias de disco, que irão causar incoordenação motora ou dificuldade para se locomover podendo afetar também a micção e defecação. Nos casos de deficiência locomotora pode ser utilizado um carrinho ortopédico desenhado especialmente para ao animal.  Outras deficiências observadas são a cegueira e a surdez, porém o gato com estas deficiências acaba por se adaptar e desenvolver de forma mais aguçada outros sentidos como o olfato e o tato. Ele conhece a posição dos móveis na casa, fazendo com que se locomova de forma segura. Existem várias adaptações que podem ser feitas para auxiliar o gato com deficiência, de acordo com a sua dificuldade mas a maioria dos gatos parece ignorar suas deficiências e viver bastante bem. Um pouco de boa vontade, amor e paciência irão garantir ao gato com deficiência uma vida saudável, feliz e digna.

7 comentários:

  1. Lá Dra Melissa. Gostaria muito de sua orientação, tenho um gatinho persa EINSTEIN que comprei a 3 anos e um gatinho vira-lata PLANCK que adotei na mesma data. Os dois são castrados e moram no ap comigo, ambos só comem ração de boa qualidade. No entanto einstein apareceu com uma ferida no labio inferior, que lembrava uma herpes. Eu o levei ao veterinario e a medica dissse que parece ser GRANULOMA EOSINOFÌLICO. Receitou um antibiótico (FLOTRIL) para ele tomar por 5 dias e me disse se isso não sumir com o antibiotico confiramará o granuloma e segundo ela o tratamento será corticóide o resto da vida de gato do einstein. Doutora vc pode me dar uma orientação, sai insegura da clinica pq os medicos daqui não parece ter amor pelo que fazem, ela nem fez uma consulta completa com eisntein. TIpo só olhou mesmo a boca dele e me mandou embora! odiei!!Obrigada por me ouvir. ABraço, carla eiras

    ResponderExcluir
  2. olá Carla, não sei se vc viu, mas tem uma postagem anterior sobre granuloma eosinofílico, que acho que te dará bastante informações, estas ituação sua é delicada ,não em relação ao problema do gato, mas sim com relação á sua veterinária, oque posso te dizer é que se vc não ficou satisfeita com o atendimento, procure outro colega mais experiente, mas o granuloma é uma reação alérgica bem característica, e caso haja alguma dúvida com relação ao diagnóstico é preciso fazer um exame histopatológico da lesão. O tratamento é voltado para a reação alérgica e remoção da causa quando possível ok?
    abraços
    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Dra. Melissa Orr, bom dia.

    Gostaria muito de uma ajuda sua. A tempos eu sempre tive o interesse de fazer a diferença, amo os "anjos de 4 patas" (cachorros) e os felinos, e sempre me dispus a adotar um "especial", com deficiência. No dia 10.01 minha mãe encontrou 3 filhotinhos de gatos jogados na rua, com menos de 1 mês. Ela não pensou duas vezes e os levou pra casa, eles estavam muitíssimo debilitados, "pestiados", um morreu no outro dia, achamos que estava muito fraco. Os outros dois trouxe pra minha casa, pois a mocinha era deficiente das patas traseiras, andava arrastando-as. Fiquei apaixonada por ela, a levei a uma veterinária que me disse que ela estava abaixo do peso com 250gr e receitou um suplemento vitamínico chamado Biomic Pet Plus, e um tônico recalcificante chamado Ducálcio Oral. Ela se alimentava de um leite em pó que substitui o leite materno chamado Milk gatinhos da Total Max e tbm comecei a dar a ela a ração Cat Chow para gatinhos de 1 a 12 meses. Só que na manhã de hoje ela amanheceu morta. Não entendi, será que ela tinha alguma anomalia interna?!
    Procurei na net, pra tentar entender mais não encontrei nada, encontrei o site falando da senhora
    http://veterinariadefelinos.blogspot.com/2010/12/felinos-com-necessidades-especiais.html


    Gostaria muito de entender se ela pode ter tido algum problema interno que a veterinária não soube devido a não ter como fazer raio x.
    Moro em Ituiutaba/MG, no interior.
    Meu nome é Khelen Oliveira.
    Gostaria de uma resposta.
    Obrigado.





    http://blablablanarede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr. Melissa, adorei seu blog, sou apaixonada por animais, principalmente gatos. sonho em fazer medicina veterinária. seu blog é muito educativo. parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, dra. Melissa.

    Acabei de perder minha gatinha Pitica, que a pedido da veterinária, fiz uma ultrassonagrafia abdominal nela no último dia 2, onde acusou um linfonodo mesentérico A médica disse que não havia nada a fazer, mas como os exames laboratoriais dela estavam todos bons, que ela poderia sobreviver ainda por muito tempo. Que eu a alimentasse bem. Só que ela não queria comer eu oferecia tudo o que pudesse despertar seu apetite e nada. Não evacuava mais, ela sentia vontade mas não fazia nada. Ontem as 04h00 ela veio a falecer. Estava magérrima. A minha consciência não me dá sossego, pois penso que deveria ter feito mais por ela. Ah, esqueci de dizer que ela faria 16 anos em outubro. O que a Sra. poderia me dizer sobre tudo isto?
    Desde já muito obrigada e desculpe a "novela".
    Neusa, da cidade de Santos-AP

    ResponderExcluir
  6. Minha gata Marie tem 2 meses e sofreu um acidente que provou um aumento da distância entre o arco dorsal de C1 e o processo espinhoso C2. Ainda por cima, está com dilatação da faringe e laringe. Fui em um veterinário que está aplicando injeção de cortisona de 2 em 2 dias. Porém, ela não come nada e como sente incomodo, chora o tempo todo. É muito difícil vê-la

    ResponderExcluir
  7. olá Lissa, eu precisaria examinar sua gatinha para poder te ajudar, como vc está perto de mim, se quiser ligue na clínica e veja um horário ok?

    ResponderExcluir