sábado, 2 de outubro de 2010

FÍSTULA PERIANAL EM FELINOS (Impactação e inflamação dos sacos anais)


Os sacos anais secretam uma substancia de odor fétido que faz parte do sistema de defesa do felino. Muitos gatos domésticos (especialmente os geriátricos) tem estilo de vida sedentário fazendo com que nunca ocorra a compressão natural dos sacos anais. Consequentemente, a secreção dos sacos anais fica ressecada e espessada causando uma impactação, o animal sente dor ao defecar e pode ter tenesmo. O gato reage a esta situação lambendo ou mordendo a região perineal. Se ocorrer infecção dos sacos anais a dor aumentará. Pode ocorrer ruptura da pele sobre o saco anal, e então será expeleido material purulento ou sanguinolento pelo trajeto drenante que forma uma fístula. A doença de saco anal em cães comumente faz com que o animal arraste os quartos posteriores no chão, porém este não é um achado frequente nos gatos com este problema. Mas quando isto ocorre, podemos suspeitar de alergia alimentar procedendo com a retirada de alguns alimentos para fins de diagnóstico. Alguns gatos com saculite anal lambem a área perianal e a parte caudal das coxas, oque causa o padrão simétrico de alopecia.
O tratamento é feito através da compressão manual para remoção da secreção, limpeza e irrigação da região, uso de antibióticos tópicos e uso de antibióticos sistêmicos. Caso este tratamento não seja eficiente, pode-se considerar a drenagem cirurgica ou mesmo a saculectomia anal em casos recidivantes.
Esta é uma doença incomum em gatos, raramente os gatos apresentam incontinência de saco anal, resultado em frequente liberação da secreção produzida neste órgão. Compreende-se que esta situação seja desagradável para o animal e seus proprietários, sendo indicada então a saculectomia anal.

20 comentários:

  1. Oi Dra. Minha gata está com esse problema e o veterinario está tratando. Está MUITO inflamado. Acreditamos que tenha sido provocado por ela estar tomando lactulona ha muito tempo, deixando as fezes praticamente liquidas, por conta de uma constipação constante que não conseguimos descobrir a causa ainda.
    Tenho uma pergunta: Qual a consequencia de fazer a remoção dos sacos anais? Ela é uma gata de 10 anos, mora em apartamento e não tem contato com outros animais.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. olá Claudia, na minha opinião o procedimento cirurgico é bastante eficiente nestes casos e tem sido muitas vezes o meu tratamento de eleição. Converse com o seu veterinário ok?
    abraços
    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Minha gata teve esse problema, acabou de fazer uma cirurgia e está em recuperação.
    Descobrimos por meio de exames que ela possui aids felina, o que nos preocupa um pouco (muito). Tem algo relacionado entre os 2 problemas?
    Ela tem 10 anos aproximadamente, pesa 8.3kg, está em dieta e após o tratamento da fistula começará a tomar remedinhos pra aumentar a imunidade. É assim mesmo? Como devemos proceder?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. olá, não creio que haja relação entre Fiv e fístula perianal, agora o peso dela com certeza é um enorme problema (a menos que ela seja um maine coon) 8,3kg é realmente muito peso e pode agravar senão causar este problema nela, faça um programa sério de emagrecimento para ela com aimentação terapêutica (não adianta dar ração light neste caso)mas saiba que o problema pode voltar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dra., ontem mesmo minha gata teve o mesmo problema, mas ocorreu fistula na madrugada de ontem pra hoje, essa fistula deve ser suturada ou pode cicatrizar normalmente com uso de medicamentos?

    ResponderExcluir
  6. Dra Melissa
    Meu gatinho apareceu com uma ferida ao lado do rabo, achei que tinha sido provocada por outro gato, ou por algum cachorro da vizinha, isso foi ontem, como estamos de férias no interior do Piauí, e aqui só tem um veterinário que só chega semana que vem, um outro veterinário me passou por telefone amoxilina 2,5 ml de 12 em 12 e rifocina no local, hj percebi que estava saindo pus pelo anus dele, fui pesquisar na internet e achei esse caso da fístola perianal em felinos. Estou com muito medo, tem como eu te enviar uma foto para avaliação, se é cirúrgico, e caso seja, será que ele pode esperar até semana que vem? Um abraço e fico no aguardo

    ResponderExcluir
  7. Estamos na mesma situação. Meu gato tem anus avermelhado e sai pus tambem. Estou dando a nova ração da Wiskas Supreme e foi depois disto que ele apareceu com problemas. Sera que é a raçao nova? Ele normalmente come a Wiskas carne e dou aqueles saches umidos. Estou passando agua oxigenada no local para desinfetar. Tem outros produtos que eu possa estar colocando no local?

    ResponderExcluir
  8. olá Regina, não creio que haja nenhuma relação com a ração, água oxigenada não é uma boa opção pois após 2 dias ela começa e interferir na cicatrização, vc já passou com ele por uma consulta? o veterinário poderá te orientar sobre qual o melhor tratamento dependendo da gravidade da situação dele ok?

    ResponderExcluir
  9. Olá querida! Meu gatinho também está com este problema de fístula perianal, o que me preocupa muito, meu neném tem 11 anos,tenho medo do caso de cirurgia, principalmente a anestesia. Ele é muito dependente de mim, tenho que ficar junto dele para poder dormir com a minha mão próxima de sua cabeça.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Minha gatinha de 5 anos foi diagnosticada ontem com fístula (ao lado do ânus). O que é isso? Qual tratamento? Tem risco de morte? É contagioso para minha outra gatinha de 1 ano? A veterinária receitou rifocina 2 x ao dia e vetaglós 2 x ao dia e o uso do colar, pois a ferida está com um diâmetro de mais ou menos 3,5 cm. O que posso fazer? Estou aflita, pois moro no interior do interior.

    Grata e anciosa por ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Olá Doutora!
    O fato do gato expelir um líquido de cor castanha do nada, como por exemplo, está dormindo e de repente solta esse líquido tem relação com essa doença do saco anal?

    ResponderExcluir
  12. ola doutora meu gato e todo banco tem mais o menos 1 ano e 10 meses. o rabo dele ta aparecendo umas bolinha preta. como ele é bem peludo (pelos longos) não dava pra ver o rabo dele fico sujo ai dei banho nele limpei bem o rabo ficou branquinho. (ele tava com pulgas passei remédio para matas). passou um tempinho, elas tao voltando agora passei a mão e vi que são casquinhas tipo de machucado mesmo. o que pode ser isso? essas casquinhas só estão na região do rabo mesmo. me falaram que poderia ser alergia das pulgas sera?

    ResponderExcluir
  13. Olá Dra., estou com o gato de minha mãe hospedado em casa, e apareceram duas fístulas, uma que já está cicatrizando, e agora outra, do outro lado do rabo, mas na parte de cima, sendo que na primeira saiu um liquido parecido com sangue, e na segunda um marrom com odor de fezes. Então, gostaria de saber se estas fistulas saem embaixo do rabo ou podem ser na parte de cima, proximo ao rabo como neste caso, e qual a frequencia em que podem vir a furo, já que no caso dele nunca tinha acontecido e tem 14 anos de idade. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dra., o meu gato tem 6 meses e está a começar a ficar com o rabo um pouco inflamado, para já não o queria levar ao veterinário porque é uma despesa muito grande, ele come secos de frango e bebe leite (milka) uma vez por semana, acha que é uma alergia á comida ou só falta de limpeza da parte do gato. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. minha gatinha esta com uma coisa muito feia siando do anús dela .
    tipo um pedaço de carne vermelho saindo, mas fede muito . eu não sei mas o que fazer .
    pelo amor de DEUS mim ajude.

    ResponderExcluir
  16. Olá Doutora !
    Minha gatinha esta muito mal sem comer , esta muito fraca .
    ela esta com uma coisa que não sei definir au certoo que deve ser , e é tipo um pedaço de carne saindo do anos dela ,auqe em minha cidade não tem um veterinário que entenda , pelo amor de DEUS doutora miim ajude á não sei mas o que fazer ..
    SOCORRO

    ResponderExcluir
  17. Olá Doutora !
    Minha gatinha está apresentando uma fissura anal, ela tem apenas 7 meses, é uma fissura esbranquiçada e quando apalpo o lugar está duro, e ela sente dor, o que devo fazer? ontem levei elano veterinario, saimos da clinica as 02:00hs da manhã sem conseguirmos ser atendidas, estou muito apreensiva sem saber o que fazer.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Doutora, estava vendo seu blog e gostaria de saber se a Sr. poderia me ajudar, tenho uma gatinha pequena deve ter uns quase 3 meses que peguei na rua para cuidar, mais ha uns dias ela tem saído de casa pro quintal ate pra rua, e meu vizinho pegou ela na rua e me entregou só no outro dia, quando peguei ela, ela estava com um machucado no anus, nao sei direito explicar o que realmente é, mas é do tamanho de uma bala redonda e rosada como se fosse a pela de dentro saindo. Queria saber se isso é normal ou o que seria.por favor me ajude Doutora, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  19. tenho uma gata que esta com um galo na cabeça ja faz 3 semanas e estou preocupada pois dei antiflamatorio e saiu buracos na cabeça dela e esta saindo pus parece q esta melhorando mais por ela estar lambendo o pus prejudica ?

    ResponderExcluir