segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ECTOPARASITAS EM FELINOS











O ectoparasitismo é uma causa comum, ainda frequentemente subestimada, de dermatopatia em felinos. Os parasitas externos da pele podem mimetizar outras dermatites, mas podem envolver tratamentos e prognósticos muito diferentes. Os parasitos da pele devem ser sempre incluídos na lista de diagnósticos diferenciais para a dermatopatia em felinos e devem ser considerados no diagnóstico e plano de tratamento, antes de se iniciar a investigação de outras dermatopatias em felinos. Os ectoparasitas de maior frequencia em felinos são:
1) Demodicose- é causada por 3 variedades distintas de demodex spp
2) Queiletielose- é causada por um ácaro denominado cheyletiella blakei e o principal sintoma clínico é o excesso de descamação principalmente sobre o tronco em geral com prurido.
3) Pulgas- são responsáveis por dermatites significativas em gatos causando DAPP (dermatite alérgica á picada de pulga) além de serem transmissoras do cestódio Dipylidium caninum pois agem como hospedeiro intermediário.
4) Notoedres (escabiose felina)- o ácaro Notoedres cati é responsável pela escabiose felina, onde o paciente clássico será apresentado com queixa de prurido grave, com crostas e pápulas nas margens das orelhas e cabeça. Pode haver linfoadenopatia periférica. O ato de coçar geralmente leva á escoriações e possível infecção bacteriana secundária. Esta doença é altamente contagiosa entre os gatos, por meio de contato direto.
5) Otodectes- Otodectes cynotis, o ácaro do ouvido, é uma causa primária comum de otite externa no gato. O ácaro também pode infestar a pele, fora do canal auditivo, podendo levar ao prurido regional ou dermatite miliar. È uma doença altamente contagiosa e apresenta uma secreção escura seruminosa dentro do ouvido semelhante a "borra de café".
6) Pediculose- Felicola subrostrata, o piolho do gato, é espécie específica para a espécie felina. Em alguns indivíduos afetados podem ser observadas algumas lesões primárias além de uma pelagem descuidada e com nós. Se o prurido for grave, também podem ser observados outros sinais como escoriações, dermatite miliar secundária, deramtite semelhante a DAPP ou perda de pêlos traumática geralmente no dorso.

Um comentário:

  1. por favor, moro em uma área de difícil acesso a cidade, onde ficam as lojas e clínicas veterinárias, deixaram em minha porta uma gatinha, e ela está com todos os sintomas da sarna, orelhas e face estão com uma camada estranha, parece começar avermelhar, e as orelhas grosseiras...como devo tratar aqui, pois não tenho muitas auternativas? obrigada, espero aociosa a resposta.

    ResponderExcluir