sábado, 2 de outubro de 2010

COMPLEXO GRANULOMA EOSINOFÍLICO


O complexo granuloma eosinofílico é uma síndrome de 3 padrões de reação cutânea que acometem a pele, as junções mucocutâneas e a cavidade bucal dos gatos.As lesões ocorrem em resposta a uma alergia subjacente (mosquitos, ectoparasitas, alimentos, atopia) ou outros fatores imunomediados; acredita-se que bactérias, vírus, fatores genéticos e estresse desempenhem algum papel em certos casos. São observadas 3 formas distintas dessa síndrome: granuloma linear (colagenolítico), placa eosinofílica e úlcera indolente. Embora cada padrão de reação tenha diferenciações histológicas, pode ocorrer superposição entre padrões e alguns gatos podem apresentar-se com mais de uma forma. Por essa razão as 3 formas são agrupadas em um complexo. Não foi observada predisposição racial para qualquer das formas. Granuloma linear é mais comum em gatas jovens. Ùlceras indolentes são mais comuns em gatas de todas as idades. Os diagnósticos diferenciais primários para granuloma linear são granulomas bacterianos ou fúngicos, hipersensibilidades a insetos e neoplasia. Os diagnósticos diferenciais para placa eosinofílica são micoses sistêmicas, infecção por mycobacterium, demodicose, dermatose ulcerativa idiopática e neoplasia. Para a forma de úlcera indolente, devemos considerar como diagnósticos diferenciais herpesvirus, calicivírus, micoses sistêmicas, úlceras infecciosas, neoplasia e traumatismo.
Clinicamente a placa eosinofílica se apresenta como áreas elevadas e bem demarcadas de alopecia e ulceração, comumente na parte ventral do abdome e partes mediais das coxas. Já as úlceras indolentes são lesões circunscritas que ocorrem uni ou bilateralmente no lábio superior. E o granuloma linear se apresenta tipicamente como faixa de tecido alopécica e bem circunscrita, na parte caudal das coxas. Lesões relacionadas também podem ocorrer nos coxins podais, na laringe e na língua. Alguns gatos apresentam tumefação da parte inferior do queixo ou lábio. Frequentemente está presente linfadenopatia, e o prurido é variável.
A terapêutica envolve identificação da causa subjacente, uso de antibióticos, corticosteróides (é a mais utilizada)e em alguns casos, agentes imunomoduladores, suplementação com ácidos graxos e nos casos resistentes a corticosteróides a ciclosporina A. Pode ocorrer a cura espontânea das lesões em animais jovens e em casos de tratamento prolongado com corticosteróides pode-se provocar o aparecimento de diabetes melito. O prognóstico é bom, porém pode ocorrer recidiva caso não se consiga identificar a causa subjacente.

10 comentários:

  1. ótima explicação sobre o problema. Me esclareceu muito.

    ResponderExcluir
  2. Dra.Melissa, Deus te abençoe pela sua inteligência e bondade em explicar o que meu bichinho está passando.
    Parabéns pelo blog.
    Vc é ótima!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dra. Melissa.
    Minha gatinha apresentou esse tipo de doença na nos lábios.
    Primeiramente achamos que poderia ter sido por conta de picada de algum inseto..mas não desapareceu.
    A Veterinária pediu para passar Hálito Dini.
    Sem sucesso...
    Porém entrou com antibiótico Stomorgyl 2 (1/3 por 10 dias...e continuar aplicando Halito Dini...
    Porém já estamos no oitavo dia.. embora tenha sumido algumas ulcerações ainda existe algumas...
    Sinceramente estou com medo que venha causar algum problema sério.
    Ela ainda não foi vacinada.. e li tbm que em alguns casos virais ou bacterianos pode ir para o pulmão e causar o óbito.
    Ela foi castrada e acredito que o imunologico dela caiu muito.
    Ela não perdeu o apetite, está ativa e brincalhona...

    Estou muito preocupada com ela.. a veterinaria disse que caso não melhore, faremos um exame de sangue pra ver a causa.

    Espero que a Dra. veja a minha publicação e possa responder e me dar uma diretriz qto ao tratamento a ser seguido.

    ResponderExcluir
  4. olá, eu te aconselho a procurar um veterinário especializado em felinos, por uma questão ética não posso indicar tratamento via internet e sem examinar o animal ok?

    ResponderExcluir
  5. Olá Melissa,
    Meu gato tem granuloma eosinofílico, já fez duas cirurgias e vários tratamentos (era na garganta). Agora ele apresenta um hálito muito ruim, não mia mais (eu vejo que não consegue) e baba. Existe algum trtamento para este tipo de problema? Já tentamos tanto que estou começando a achar que não tem mais jeito.... e ele está cada dia mais magrinho. Desde já agradeço por sua opinião.
    Rosane

    ResponderExcluir
  6. Melissa,
    Tenho um gatinho que esta tratando lesões na cavidade oral sem melhora. Gostaria de saber como diferenciar COMPLEXO GRANULOMA EOSINOFÍLICO do COMPLEXO GENGIVITE-ESTOMATITE-LINFOCÍTICA PLASMOCITÁRIA FELINA? Há exames conclusivos? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Dra Melissa, meu gatinho está com úlcera indolente e agora está sendo medicado com vataglós, porém estou ficando muito preocupada, pois não estou vendo melhora. Já é o segundo medicamento e nada. Oq posso fazer para ajudar o meu bichano???
    Grata,

    Iana.

    ResponderExcluir
  8. Fico revoltado como existem poucas pesquisas na área de felinos. A proporção felino canino parece que os laboratórios deixam de lado pois não dá tanto lucro. Dai surgem os...testa isso... toma aquilo... pode ser isso, pode ser aquilo e os bichinhos vão sofrendo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Dr. Melissa! Minha gatinha Lizzy, tem 4 anos e foi diagnosticada com a úlcera indolente do complexo! Começamos tratando com o Stomorgyl e não deu resultado, aí o veterinário seguiu para o corticoide, deu uma melhorava boa, mas agora estamos estagnados. A lesão está bem pequena mas não fecha completamente, hoje ele aumentou a dose do remédio para 1 ml (ela tem 5,6 kg). E está tomando o corticoide a 1 mês já? Minha dúvida é: já estamos muito tempo dando corticoide pra ela? Será que com esse tempo e essa dosagem ela pode desenvolver diabetes?
    Muito obrigada! Abraços, Clara.

    ResponderExcluir
  10. Dra. Melissa, estou com uma gata que foi diagnosticada com esse problema. Ela está em tratamento e está bem melhor. A minha dúvida é a seguinte, ela está comento uma ração antialergênicada Royal Canin, depois que ela ficar boa, ela vai poder comer a ração normal ou vai ter que ficar comendo essa outra? Se precisar disso, vai ficar difícil, pois além do preço ser bem elevado, não vou ter como separá-la dos demais. E também manter um bichinho preso eternamente, não tem a menor condição

    ResponderExcluir