quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CONSTIPAÇÃO / OBSTIPAÇÃO / MEGACÓLON

Constipaçao, ausencia de defecaçao e megacólon, dilataçao persistente do reto e intestino grosso com perda de motilidade normal sáo provavelmente as afecçoes clínicas mais importantes do intestino grosso em gatos. Essas doenças possuem numerosas etiologias potenciais que se seguem. As principais etiologias incluem fatores dietéticos e o estilo de vida do animal tem um efeito significativo no desenvolvimento inicial da constipaçao na maioria dos gatos, causando principalmente obesidade, assim como dietas deficientes em resíduos produzem um volume fecal insuficiente, diminuindo o estiramento do reto e o estímulo para defecar. Se as fezes permancerem no intestino grosso por período prolongado, ficarao cada vez mais duras, pois a reabsorçao hídrica no cólon continua.
Fraturas pélvicas cicatrizadas sao outra causa importante de constipaçao em gatos. Muitas fraturas pélvicas sao tratadas conservadoramente em gatos, oque pode resultar em desalinhamento de fragmentos pélvicos e estreitamento do canal pélvico. Esse diagnóstico é facilmente obtido por radiografia simples, e deve ser imediatamente considerado em qualquer gato constipado com lesao pélvica. Afecçoes que reduzem a disposiçao do gato para defecar também promoverao constipaçao, que podem variar de bandejas sanitárias sujas a problemas ortopédicos de membros pélvicos, coluna, entre outras.
No caso de megacólon, é uma patologia que pode surgir como distúrbio idiopático primário ou secundário a qualquer uma das causas anteriores, caso estas nao sejam corrigidas rapidamente. O megacólon se associa com obstipaçao, constipaçao intratável na qual o gato simplesmente nao consegue defecar. A patogenese do megacólon parece envolver um defeito no controle de contratilidade de musculatura lisa. A funçao mucosa permanece aparentemente normal nessa afecçao e a reabsorçao hídrica do intestino grosso continua como normal, deixando o material fecal bastante duro e seco. O tratamento clínico inclui o uso de hidrataçao das fezes com água morna e massagem do intestino, nao utilizar em hipótese nenhuma enemas de fosfato que sáo altamente tóxicos nesta espécie. Este procedimento deve ser feito com o animal sedado. Outros procedimentos tais como o uso de drogas que tenham um efeito laxante (lactulona entre outros) podem ser úteis promovendo fezes pastosas, e facilitando o transito das mesmas. Em alguns casos mais graves a indicaçao é cirugica de colectomia subtotal, sendo que a maioria dos gatos tolera bem este procedimento, evoluindo após algum tempo de fezes aquosas a moles, para fezes moles porém formadas.

33 comentários:

  1. Muito bom o post!
    Interessante salientar que nas maiorias das doenças sistêmicas(excetuando as doenças infecciosas e inflamatórias intestinais) o felino tende a reter fezes,o que pode levar ao clínico a um diagnóstico precipitado de constipação.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra Melissa, gostei muito do blog, bem esclarecedor...bem eu estou numa situação bem complicada com a minha gatinha...já fez dois enemas, tem 13 anos e parece que o tratamento não está adiantando...Moro em Porto Alegre e gostaria da sua opinião sobre o caso, seria possível? Não sei mais o que fazer...
    Obrigada pela atenção

    Jacqueline

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Melissa.
    Estou fazendo trabalho de TCC e meu assunto é sobre Fecalomas em felinos. Estou pesquisando e achei o que você escreveu aqui muito interessante. No caso, o megacólon gera um Fecaloma? O Fecaloma pode ser formado pela ingestão de corpos estranhos como pêlos. Se você tiver alguma coisa sobre o assunto, eu agradeceria!
    Obrigada pela atenção.
    Ana

    ResponderExcluir
  4. OLÁ! SOU PROTETORA. ENTRE OS 20 GATOS QUE ESTOU DANDO LAR PROVISÓRIO, UMA TEM CONSTIPAÇÃO. JÁ LEVEI 2 X NA VETERINÁRIA PARA TIRAREM AS FEZES MANUALMENTE COM A GATA ANESTESIADA, POIS EU DESCUIDEI, ELA ACABOU COMENDO RAÇÃO SECA. ELA ESTÁ SENDO ALIMENTADA COM RAÇÃO ÚMIDA E BENEFIBER. SE VACILAR, ELA FICA CONSTIPADA. POR FAVOR: SE FOR NECESSÁRIA A CIRURGIA, ELA VOLTARÁ A DEFECAR NORMALMENTE? NÃO FICARÁ COM INCONTINÊNCIA FECAL OU COISA PARECIDA? A CIRUGIA É DE ALTO RISCO? ESTOU COM MEDO...

    ResponderExcluir
  5. por favor tenho uma gata com 12 anos e ela estÁ TENDO DIFICULDADES PARA EVACUAR LI EM UM MANUALDE PRIMEIRO SOCORROS P/ GATOS QUE O USO DE OLEO MINERAL SERIA UMA OPÇÂO O QUE VEM A SER OLEO MINERAL E ONDE ENCONTRO COMO USAR? MARIZA SA PAULO

    ResponderExcluir
  6. olá Mariza, leve ao seu vet para exames complementares e saber qual a causa, não trate por conta própria pois pode agravar o problema.

    ResponderExcluir
  7. ola dra estou com um gatinho que resgateia da rua,ele tem por volta de dois meses e esta a varios dias sem defecar,nao sei que faço...por favo me ajude que faço?bjos obrigada desde ja!!!..

    ResponderExcluir
  8. olá Rosangela, vc já passou com ele por consulta para avaliar as possíveis causas? desde quando vc o adotou ele já defecou alguma vez? procure um veterinário para uma avaliação clínica ok?
    boa sorte
    Melissa

    ResponderExcluir
  9. Perdi meu gato por conta de fecanoloma, ele era lindo até cair do terceiro andar e ficar paraplégico. Teve fecanoloma a 1ª vez e foi operado, depois de seis meses de operado voltou a ter fecanoloma.Só que eu tratava por conta própria usando enema até não mais fazer efeito e demorei para leva-lo ao veterinário, ele não resistiu e morreu em casa sofrendo muito.Não mim perdoou, estou muito triste.

    ResponderExcluir
  10. Olá Dra

    minha gata tem 5 meses é vira-lata e infelizmente um adolescente soltou um pitbull em cima da minha gata q estava no portão...
    ela está sem movimentos da barriga para baixo
    ela n está evacuando o q eu faço????
    se eu for dar laxante qual devo usar? tô desesperada, por favor me dê uma luz!

    ResponderExcluir
  11. Ola Dra
    Tenho uma gata com aprox. 5 meses e um adolescente soltou um pitbull em cima da minha gata q estava no portão, ela teve 2 ossos quebrados e teve indicação cirurgica eu no momento n tenho condições financeiras para operá-la, isso aconteceu ontem e hj ela ainda n evacuou.... o xixi eu consegui com massagem na barriga, o q faço para ela evacuar???
    se for usar laxante qual eu devo usar??
    aii tô entrando em panico vendo a barriguinha dela bem inchada...
    por favor me dê uma luz!

    ResponderExcluir
  12. eu aconselharia vc a procurar uma universidade mais próxima que faça atendimento veterinário, eles procedem preços mais acessíveis do que as clínicas particulares e as vezes nem cobram, eu precisaria saber quais foram as lesões para te falar alguma coisa, peça á veterinária que atendeu a gatinha para te orientar quanto á manutenção clinica do problema ok?

    ResponderExcluir
  13. boa tarde !
    eu tenho um agata de 12 anos ela só faz as necessiaddes deala na rua mais dessa vez ela se deparou com alguém com um coração muito montruoso que machucou ela ao ponto dela ter um fecalom ae hernia já fiz a cirurgia e ela continua com a dificuldade,estou usando lactulona e oléo de linhaça e agora comprei o tamarine para v se resolvia mais acho que não adiantou só est aconseguindo fazer memso atravéz de enema,será que minha bichinha vai ficar assim pro resto da vida? estou profundamente arrasada já não sei mais o que fazer me de uma luz,apesar de ter mais gatinho smais nenhum substitui o outro eu sei que o dia dela vai chegar mais antes desse montro fazer isso minha filha tava bem,o vet que fez a cirurgia dela acha pouco provavél dela volta a fazer sem que seja atravéz de ajuda mais eu estou a espera de um milagre me oriente ela tem chance de volta a fazer normal? Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? esta postagem foi muito útil pra mim. Sou vet nao atuante recentemente me deparei com uma gata q não defeca há dias. Como viajei e estou sem livros para pesquisar achar este blog foi minha salvação já que é confiável por ter informações de uma vet especialista em gatos. Abraços. Marília

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa tarde! Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa e pelas informações tão valiosas! Estou com muitas dúvidas: minha gatinha de 5 meses teve um quadro de obstipação e megacólon totalmente atípico: não apresentou pródromos (foi sempre saudável e estava super bem na noite anterior, alimentava-se bem, não teve vômitos, totalmente normal) quando pela manhã apareceu caída no chão, apática, e mal se movimentava. Foi imediatamente levada ao médico, e no meio do atendimento começou a convulsionar. Passou por vários enemas, e após 4 dias de internação, foi liberada com um RX, alimentação e evacuações normais. O vet disse que nunca havia visto um quadro assim: sem uma história típica, sem justificativas para obstrução (não saiu nada além de fezes e grama nos enemas, a após o D2 de internação, estava evacuando normalmente), e com um quadro tão agudo (disse que a provável causa para a convulsão foi a absorção de toxinas do fecaloma). Ela está em casa, a dieta foi mantida (ração seca), e ela está se alimentando bem e evacuando 2X/dia, mas parece ter tido alguma lesão neurológica, pois apresenta paresia e hipotonia em hemicorpo esquerdo (já faz 1 semana do quadro, e até agora não melhorou) . Desculpe o texto gigante, mas precisava dar uma base para as perguntas que vem agora: como não houve definição etiológica, estou meio sem saber quando começar a me preocupar: quantas evacuações ela deve ter por dia? Quando eu devo começar a dar óleo mineral? Nesse caso, malt paste ajuda? Já obtive algumas orientações do veterinário dela (eu perguntei se o uso de fibras como aveia e linhaça é bom, e ele disse que sim), mas ainda tenhos dúvidas... qualquer informação já me ajudaria a ficar mais tranquila. Desde já agradeço e peço desculpas mais uma vez pelo tamanho do comentário... Obrigada, e abraços.

    ResponderExcluir
  16. Rosa aqui de novo para contar o final da história da gatinha que teve os acetábulos quebrados depois de ser abocanhada por um pittbull...

    Então, ela estava sem evacuar e já não se alimentava mais, eu sem condições financeiras fui para uma faculdade de veterinária e lá a médica disse q ela iria morrer se eu n fizesse uma lavagem para retirar as fezes, ela então começou a fazer as contas de qto eu teria q pagar... assim q ela me deu o valor eu entrei em prantos... me desesperei e então disseram q fariam de graça porém o problema dela n estaria solucionado, ela precisava da cirurgia, eu disse q iria correr atrás e tals.
    Ela fez a lavagem e voltou a se alimentar, comecei a dar wiskas tipo molho (pacotinhos caros 1,25 cada) e como eu estava amamentando meu filho resolvi tirar o leite do seio e dar para a gatinha beber, os dias foram passando e ela conseguia aos poucos evacuar, em duas semanas ela já andava e evacuava mehor... hj ela não aparenta nenhum tipo de fratura anda, pula e corre normalmente, está bem gordinha pq eu castrei ela e me orgulho de vê-la viva e feliz! Obrigada pela ajuda!
    bjos Rosa

    ResponderExcluir
  17. Dr'a Melissa, eu tenho um gato de estimação e ele esta com este problema a um tempo de Constipação. Ja tem 7 dias que ele nao defeca, ja levamos no unico veterinario que tem aqui na cidade mas continua o problema, estamos dando Olho mineral indicado pelo veterinario mas não da em nada! Estou com medo dele ficar muito tempo sem defecar e vir a parar de respirar. Ja tentei supositórios, o Olho e nada. Obs; ele esta sem comer a tambem 6 dias e estou dando a ele uma sopinha de carne que se da a bebe de 1 ano, pela seringa, pra ele não ficar mais desidratado do que ja esta. Por favor, será que tem algum jeito de fazer ele defecar sem cirurgia? pois aqui na cidade não tem local para isso e onde tem é de dificil acesso, infelizmente não posso leva-lo. Obrigado

    Maurilio & Familia

    ResponderExcluir
  18. Olá Dra Melissa, meu nome é Hilario sou de São Carlos Interior de São Paulo e tenho um gato chamado FRED que encaixa-se exatamente nos padrões acima. Adotei esse bebe lindo recuperado de uma fratura pélvica e com sequelas neurológicas de uma infecção não detectada que afetou o ouvido interno, labirinto. Ele é surdo e tem problemas de equilíbrio por causa dessa infecção recorrente e não sobe em lugares altos, somente sofás cadeiras e camas. Por esse motivo é um gato mais sedentário e juntamente com as características que de fratura citou apenas ficou mais claro o motivo da constipação. há quatro dias tenho feito enemas com glicerina e tenho dado óleo mineral e luftal, mas sem resultado satisfatório. Levarei ao veterinário apenas na segunda feira 7/11 pois aqui tem um feriado prolongado por causa do aniversário da cidade. Será caso de cirurgia mesmo?
    Hilario

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Dra Andreia Lais,é especialista em gatos aqui em Recife e muito competente.Aqui na cidade temos 3 especialistas!

      Excluir
  20. Doutora,parabéns pelo seu trabalho.Meu gatinho está agora em uma clinica tratando desse problema,só que o vet. disse que por causa desse problema talvez seja preciso sacrificar o bichano,pois a primeira analise, ele pode ter um problema neurologico e isso pode vir a acontecer novamente.
    e aí pergunto: é isso mesmo Doutora?

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr, me chamo Aline,há uns 5 anos tenho um gato siamese, esses dias ele anda fazendo covinhas pra fazer coco, e não consegue fazer coco,e quando apalpo a barriga dele e mia, como se estivesse sentindo dor,oque eu faço, ele vai precisar fazer cirurgia? será fecaloma?
    Aguardo uma resposta, bjos...

    ResponderExcluir
  22. olá, antes de mais nada deve ser feito um exame de ultrassonografia para avaliação abdominal ok?

    ResponderExcluir
  23. Oi Doutora, preciso muito de sua ajuda, meu gato esta amuado, sem comer e sem defecar. Estou dando a ele leite pela ciringa. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Olá Dra Melissa.
    Recentemente peguei um gato ja adulto da rua pra castra-lo e percebi que não defecou durante uma semana inteira. Levei ele ao vet, fiz ultra e raio x, não havia nada obstruindo. Foi feita lavagem e estava tomando lactulona. Apetite normal. Infecção urinaria tratada com Duotril. Alguns dias após a lavagem ele começou a fazer cocô novamente sozinho, xixi tb. Mas agora está de novo sem fazer cocô, apetite já não é mais o mesmo. Na barriga dá pra sentir os caroços. Fiz enema com agua (+- 70ml) com um pouco de oleo mineral e voltei com a lactulona. Ele sente vontade, vai a cx, força e nada. Nem a agua do enema sai. Por favor, me dê uma luz. josyane@ymail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá;eu tenho um gato que esta com 22 anos e esta com dificuldade de evacuar;e não quer comer e nem comer a grama que ele gosta ;o que devo fazer Dra!me ajuda...

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, Drª Melissa!

    Nós temos uma gatinha de 2 meses de idade aproximadamente que eu, acidentalmente, atropelei quando saía da garagem. Após o acidente ela andou normal (mancando um pouco) mas não estava defecando, a médica veterinária disse que a fratura está obstruindo o canal do ânus e não está conseguindo passar a sonda. Ela informou que as fezes estão muito duras no intestino da gatinha... O que podemos fazer para salvar nossa gata??? A médica disse que não pode aplicar anestesia pois ela não sobreviveria... Ela disse que diante desse quadro a melhor opção é por a gatinha pra dormir!!! Por favor nos ajude....

    ResponderExcluir
  27. olá doutora ! meu gato sumiu terça feira de abril , e o encontrei no mato sem o movimento das pernas e do rabo , estou mal , porque a vertebra sacral dele parece ter afetada com alguma pancada ou atropelamento , e ele só faz xixi ,mas não consegue defecar , vai fazer 3 dias que ele não consegue defecar , eu consegui tirar alguns peloto de cocô , mas ainda tem no reto dele oque fasso ? me ajuda , não tenho condições de leva-lo ao médico ! isso me dói o coração , sinto como se eu fosse el !! bjs

    ResponderExcluir
  28. Doutora me ajuda pegei um gatinho com maus tratos
    problema da coluna se arrastando...sepois de uns dias
    ele tomando flanaliv ficou bom...más agora ele pulou do
    sofá e o drama voltou tudo dinovo..ele não ta fazendo cocô
    perçebi que tava duro e preto..e já ta com 5 dias q ele geme
    sem poder fazer..me ajuda aki não tem veterinario...
    ja dei ele azeite de oliva oleo mineral e nada dele
    fazer cocÔ dá dor ver ele espremendoe não sai
    nada..por favor uma dica pareçe q ele vai morrer...

    {OBS} Ele não vomita louco pra comer
    carne conzida mas não do pra ele..franco
    cozido do algum pedacinho as assados
    e akela ração pastosa deles..mãs não ta fazendo efeito...

    GRATO MÁRIO

    ResponderExcluir
  29. Olá.Tenho um gatinho que sofreu uma mordida de outro gato na região das costas e ficou paralítico e ele não está evacuando nem urinando.Estou preocupada e sem rumo e o pior sem dinheiro para o veterinário.O que faço.me ajude

    ResponderExcluir
  30. Ola dra melissa...
    Sou jacqueline tenho um gato de 4anos que eh.meio ladrãozinhu como seu q ele rouba comida humana procuro esconder e guardar tudo nessa quarta feira dia 31/ 07/13 me deparei com um suposto sumico de pao de queijo q havia joga no lixo quando vi o saquinho estava debaixo dá cama ele tinha comido e agora tenta evacuar e nao consegue oq eu faço o coitadinhu esta ja faz umas 4 horas na caixa de area tentando e fazendo forca a barriga dele esta bem inchada me ajude por favor...att

    ResponderExcluir
  31. Olá doutora, eutou preocupada com minha gatinha.
    Ela tem um mes de vida e eu a troxe pra casa a dtres dias. Ela ja anda,brinca faz xixi certino na caixa mas só fez cocô uma vez, ja faz 48 horas que ela nao defeca e eu estou muto preocupada!
    Ela só toma leite e agora deu pra comer areia da caixa. O que eu faço, já fiz massagem, fiquei batendo na barrigunha e nada e ela esta inquieta!!!! Por favor me ajude

    ResponderExcluir