domingo, 21 de agosto de 2011

SARCOMA DE APLICAÇÃO EM FELINOS

Desde 1992, foi identificada uma associação entre administração de certas vacinas felinas e ocorrência de tumores do tecido conjuntivo. O aumento no nùmero de tumores, principalmente fibrossarcomas, foi observado depois de várias mudanças em produtos de vacinas. Inicialmente, a vacina anti-rábica com vírus vivo foi abandonada em favor da vacina com vírus morto. Em 1985, a adição do hidróxido de alumínio como adjuvante permitiu que a vacina fosse aplicada por via subcutânea. Durante esse período, também foram introduzidas no mercado vacinas para vírus da leucemia felina (FELV). A porcentagem de prevalência dos sarcomas vacinais é de 3,6 casos por 10.000 vacinas para FELV ou RAIVA aplicadas (no entanto sabe-se hoje que não somente vacinas podem desencadear este processo, mas qualquer produto aplicado de forma injetável). O mecanismo de indução tumoral permanece ainda desconhecido, mas especula-se que a resposta inflamatória local associada á certas vacinas  e medicamentos pode propiciar uma resposta desordenada de reparo de tecido conjuntivo, levando á neoplasia. Também está sendo estudado o papel dos oncogenes e dos diversos fatores de crescimento no desenvolvimento tumoral. Embora o desenvolvimento do tumor no local da injeção esteja mais frequentemente associado á vacinas, alguns relatos de casos sugerem que alguns produtos injetáveis  também podem induzir resposta semelhante. O achado clínico mais notável é a tumefação do tecido mole no local da injeção: membro posterior ou flanco, parte dorsal do tórax, espaço interescapular ou sobre a escápula. Embora quase todos os sarcomas vacinais sejam apenas localmente invasivos, 15 a 24% fazem metástases para outros locais, principalmente pulmões. Estes tumores devem ser diferenciados de uma resposta inflamatória no local de aplicação da injeção.
DIAGNÓSTICO:
-Sinais clínicos
-Histopalogia
TERAPÈUTICA:
-Abordagem tripla- Cirurgia, radiação e quimioterapia
-controle da dor
-imunoterapia
PROGNÓSTICO:
Comumente o prognóstico é reservado, devido á recidiva local e natureza agressiva desses tumores.

6 comentários:

  1. Ai eu postando aqui! NO meu e mail tenho uma lista de profissionais ligados a acupuntura veterinaria da qual fiz a especialização. A pergunta da vez foi: qual vacina vc usa em seu gato? A surpresa foi que a maioria não vacinava com receio do sarcoma . Nenhuma vacina. Todos os meus pacientes felinos são vacinados e nunca, em 20anos de profissão, tive este problema.Serão minhas mãos? kkkk Tbem muitos profissionais utilizam o Maxican inj SC ( Meloxican) e dizem que não acontece nada . Qual sua opinião? bj

    ResponderExcluir
  2. querida Vivi, primeiramente fico muito feliz pela sua participação! com certeza vc tem mãos de fada!!! rs mas vou te dar minha opinião: eu vacino meus gatos com a quádrupla da fort dodge, e tbm relato á vc que nunca tive um caso de sarcoma em todos esses anos, no entanto não vacino meus gatos pessoais para Raiva, pois o adjuvante poderia desencadear o processo, quanto ao maxican, não costumo utilizar. Via de regra, quando posso evitar medicamentos injetáveis em gatos, eu evito! bjão viu?

    ResponderExcluir
  3. Oie, sou estudante de veterinária e estou na disciplina de doenças virais na parte de doenças virais de felinos, e como tenho lido e você mesma postou que o sarcoma é causado por uma desordenada resposta no reparo de tecido, além de ocorrer por medicamentos indesejáveis, algum trauma ou perfuração,pode ocorrer essa desordem no reparo tecidual e causar esse sarcoma????
    Adorei os assuntos postados. bjo

    ResponderExcluir
  4. Sou estudante de Medicina Veterinária, estou fazendo a disciplina de doenças virais,e como tenho lido sobre o assunto e você mesma postou, o sarcoma ocorre pela resposta desordenada na reparação do tecido, além de medicamentos indesejáveis, traumas e perfurações podem ocasionar o mesmo processo de desordem e ocorrer esse tipo de sarcoma???
    Adorei os assuntos postados...
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Dra Melissa estou muito preocupada,pois vacinei minhas gatas com a vacina anti-rabica durante essa campanha agora e desde então as duas no local da vacina apareceu um caroço e acho que eles estão se desenvolvendo,não sei o que faze só descobri dessa doença pesquisando a respeito de inchaços após a vacina e agora depois que soube dessa doença estou muito preocupa pois não tenho recursos suficiente para tratar minhas gatas caso tenha isso, não quero nem pensar, me ajude, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Ola Dr. Melissa pude perceber que voçe tem um dom muito especial de lidar com esses amores de animais Deus te abençoe

    ResponderExcluir