quarta-feira, 25 de julho de 2012

EUTANÁSIA NA CLÍNICA DE FELINOS


Eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um animal enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. Ao longo dos meus quase 20 anos de clínica, já passei muitas vezes por situações de animais com doenças incuráveis e progressivas que culminavam em grande sofrimento tanto para o animal quanto para o proprietário. E em quase todas as vezes os proprietários me perguntavam quando seria a hora de abreviar este sofrimento nos casos de um processo incurável. Esta é uma decisão difícil e dolorosa a se tomar em se tratando de um ser que muitas vezes fez parte da família por muito anos. Este é um tema controverso, pois existem aqueles que são radicalmente contra o procedimento alegando que não nos cabe o direito de encerrar uma vida, e existem outros que não acham justo ou certo prolongar o sofrimento de um animal que está muitas vezes agonizando sem nenhuma esperança de sobrevida devido á uma doença em fase terminal. Não cabe a mim julgar qual o certo e qual o errado, mas apenas debater sobre o assunto e explicar como o processo ocorre. Oque deve ser considerado neste momento, é o estado físico em que o animal se encontra, se ele está em sofrimento,  se é possível reverter o quadro de alguma maneira e se o animal está tendo uma condição digna de vida. É importante salientar que o procedimento em sí, não gera qualquer sofrimento para o animal, pelo contrário a eutanásia é considerada um procedimento humanitário sendo o animal anestesiado e depois medicado para que o coração pare de bater. É importante salientar que esta é uma decisão que deve ser tomada pelo proprietário do animal, e tanto aqueles que são contra quanto aqueles que são á favor devem ser respeitados em seus pontos de vista.  Cabe ao veterinário apenas orientar e apoiar neste momento delicado, e caso esta seja a decisão tomada, proceder da maneira mais correta e ética para o animal.

3 comentários:

  1. Obrigada pelo post. Acredito que tão difícil para a família do animal, seja para o veterinário decidir este tão doloroso momento.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. desculpe perguntar mais minha gata morreu ontem com tipo de vomito amarelo queria saber o que pode ter sido. obs ela tinha sido castrada a 3 dias! e tomou cetoprofeno para a dor!
    podes me esclarecer alguma coisa

    ResponderExcluir