terça-feira, 9 de agosto de 2011

GIARDIA EM FELINOS



Giardia é um pequeno protozoário parasita do intestino delgado e, algumas vezes, do intestino grosso que causa diarréia aguda e/ou crônica, ocasionalmente má absorção e, raramente, vômitos. A giardia existe em duas formas: (a) uma forma cística, que é eliminada nas fezes, pode sobreviver durante mêses no ambiente e é infecciosa para outros  animais e para o ser humano também. E (b) uma forma de trofozoíta que se desenvolve no intestino delgado de cistos ingeridos e que causa  sinais clínicos. A giardia é adquirida via ingestão de fezes contaminadas, ou de alimento ou água contaminados. Não existe migração extra intestinal e nem ocorrem infecções transplacentárias e transmamárias. Uma vez ingeridos, os cistos de giardia podem ser eliminados nas fezes 5 a 16 dias mais tarde, podendo permanecer subsistentes na água de rios ou de lagos por até 84 dias. Os sinais clínicos são diarréia de intestino delgado, ocasionalmente diarréia de intestino grosso ou intestinal mista, esteatorréia, borborigmo e perda de peso. Raramente a infecção é grave e causa desidratação, letargia e anorexia. A infecção também pode ser assintomática. Os achados do exame físico podem ser normais ou revelar evidência de diarréia, desidratação e perda de peso. A giardia também pode acompanhar outras doenças intestinais; nesse caso, os sinais clínicos refletem o processo patológico subjacente. A giardia tem importância zoonótica; deve-se discutir como proprietário o manejo apropriado das fezes. Indivíduos imunocomprometidos devem evitar contato com animais infectados.
DIAGNÓSTICO
- Flotação fecal em sulfato de zinco
-Esfregaço direto em salina
DIAGNÓSTICOS AUXILIARES
-Elisa fecal
-Aspirado duodenal
-Resposta ao fenbendazol (Panacur)
TRATAMENTO
-Fenbendazol (Panacur)
-Metronidazol (Flagyl)
-Albendazol
-Desinfecção das caixas sanitárias e troca da areia diariamente
As infecções podem ser autolimitantes e portanto em alguns casos podem dispensar o tratamento. Os cistos no ambiente são vulneráveis ao ressecamento e á maioria das soluções desinfetantes Uma vacina para giardia foi testada e se mostrou eficiente, porém seu uso somente foi aprovado em cães apesar de ser segura para uso em gatos e poderia eventualmente ser utilizada em casos de infecção persistente ou rescidivante em gatis ou em gatos que vivem fora de casa. O prognóstico é excelente, embora os cistos possam persistir no ambiente, levando á reinfecção. Ocasionalmente é difícil debelar a infecção havendo necessidade de terapia prolongada, principalmente quando há doenças imunossupressoras associadas (FIV e FELV)
-Metronidazol (Flagyl)

7 comentários:

  1. Dra. Melissa, boa noite.
    Meu nome é Gersonny, sou de Sorocaba. Vi seu site e resolvi escrever, como é especialista em felinos. Tenho 5 gatas persa. Minhas gatas não saem de casa nem sequer sobem no muro. Mas alguma delas contraiu giardia, e passou para as outras. Já passamos por três vet conceituados de Sorocaba. Há 4 meses estamos tratando delas. Já Foi Giardicid/ Stomorgil / Secnidazol. Toda a parte de higienização/ banho; limpeza com amonia quartenária; caixas de areira trocadas e lavadas 2 x /dia potes; agua fervida/ filtrada. Nossa vida está um caos. Tenho um filho de 4 anos e meio, ele eu e meu marido já tomamos Anita, junto com tratamento delas. Não sabemos mais o que fazer, chegamos no fundo do poço. Por favor me dê uma Luz. Será que você pode nos aconselhar?
    Grata....

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Dt,Melissa,vou fazer um resumo do problema q to vivendo desde quando resolvi comprar um gatinho da raça maine coon,peço q por favor se puder me ajudar agradeço muuito mesmo pois já gastei muito c ela,no momento ela ta com 8 meses e já veio doente do gatil,com a gripe e desde então veio os problemas um atras do outro,a gripe ta controlada mais volta e meia tem recaidas com muitos espirros e olhinhos lacrimejando muito,fora o fungo q tem tb...p evitar maiores problemas resolvi castra-la,foi no dia 18 do mes passado,mas antes disso ela ja tava c diarreia sem vomito,apenas diarreia,o vet dela passou baytril de 15 por 5 dias,as fezes ficaram pastosas mais voltou a ficar como agua e esbranquiçadas,poxa doutora desde quanto peguei ela só tenho gastado muito e mudando sempre de vet...o desgaste é muito pois ela precisa de cuidados sempre...com 8 meses ela ñ pesa mais q 4kg...volta e meia ta debilitada e ja tomou tantos remedios q hoje é arisca mal deixa dar um carinho,alimentação dela é royal canin kitten 34 e alimentos umidos dessa mesma marca...ja mudei de vet cada vez q ela adoece,hoje ela ta sem se alimentar direito e indo na caixa de areia a toda hora,me fale oq fazer por favor...fique c Deus.

    ResponderExcluir
  3. meu email q esqueci de deixar p contato...
    uni.mv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Dra. Por favor minha gatinha SRD, começou ontem (25-01-13) com inapetência e vômitos(liquido transparente e espuma branca) a levei ao veterinário hoje(26-01-13), a temperatura dela estava 38º, sem mais alterações, somente muito parada. O veterinário receitou Bromoprida(2 gotas de 8/8h durante 2 dias,eparema 1/4 do vidro de 12/12h durante 2 dias e talo de couve socado - 1 colhr de café 4x ao dia). Mas o vômito não cedeu e agora está mais amarelado. A Eparema ela nem suportou, vomitou logo em seguida. Por favor me ajude, pq sei que gatos não podem ficar mais de 1 dia sem comer. Ela come Whiskas filhote,pq tem + ou - 5 meses, as vezes dou leite e àgua a vontade.Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Dra por favor, preciso de uma opinião de alguém especializada em gatos. Amanhã vou levar minha gatinha para tomar soro, pois está muito fraca porque não parou de vomitar (mandei outro post ontem),agora está tremendo, parece que espasmos leves involutários dos músculos.Dei mercepton, porque nenhum dos outros medicamentos estavam dando efeito. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Dra. Melissa, estou com um dos meus gatinhos infectados por giárdia. Eu tratei dele tem mais ou menos 25 dias, hoje eu reparei as fezes dele voltaram a ficar com consistência amolecida e fétidas. Estou tratando com Giardicid 50mg mas pelo que tenho visto, o medicamento funciona só até um certo período depois e giárdia volta. Aí eu queria saber se posso dar o Albendazol sem perigo, pois os Vets daqui não sabem me dizer ao menos conhecem o medicamento! E eu li que ele é 90% mais potente que os outros fármacos! Por favor, me ajude.

    michele_march@hotmail.com

    Agradeço imensamente!

    ResponderExcluir
  7. Dra, boa tarde!

    Adotei dois gatinhos e vi que em um deles tava saindo um verme pelo anus, parece um grão de arroz e tava vivo.
    Comprei o vermifugo Basken e dei para os dois, só que já faz 4 dias que administrei o remédio e continua saindo vermes pelo anus ainda vivos de um e o outro está com diarreia e vejo que está saindo o mesmo verme só que vivos.

    Isso é normal? O rémedio está fazendo efeito? Quando que eu posso dar o remádio novamente.

    Desde já agradeço.
    Meu e-mail de contato é cafcosta@oi.com.br

    ResponderExcluir