quinta-feira, 23 de junho de 2011

PROLAPSO RETAL EM FELINOS

É uma condição adquirida que ocorre secundariamente ao esforço para defecação (tenesmo) comum nas seguintes situações: moléstias retais, alterações de próstata, hiperplasias benigna ou não, prostatite, abcesso prostático, colite, corpos estranhos retais, doenças do trato urogenital, cistite, urolitíase, distocia, tenesmo pós operatório. Não existe predisposição racial ou de idade, porém a maior prevalência ocorre em cães e gatos jovens, parasitados e debilitados. No caso de prolapso anal, observa-se uma  salientação de pequena porção de mucosa ao redor do ânus. No caso de prolapso retal, observa-se a protrusão do reto com inversão da mucosa que se apresenta de forma cilindrica e com coloração vermelha a enegrecida dependendo do comprometimento circulatório, hemorragia ou necrose. È importante que se identifique a causa do problema, para posterior prognóstico. Em seguida efetua-se a redução do prolapso e tratamento da causa inicial. A redução deve ser feita nos casos em que o tecido permanece viável sem alteração circulatória importante. Efetua-se uma higienização do tecido com solução isotônica aquecida e massagem do tecido prolapsado e redução do mesmo, e sutura em bolsa de tabaco ao redor da margem anocutânea. No pós operatório, ministrar refeições pastosas, emolientes fecais e higienização da região. Nos casos em que o tecido não é viável, efetua-se a amputação retal com ressecção da porção e sutura da parede em padrão simples interrompido. Nos casos de recidiva, pode-se efetuar uma colopexia  após laparotomia  com redução do prolapso por tração manual e sutura seromuscular do colon ao músculo reto do abdomen.

10 comentários:

  1. Olá Melissa
    Gostaria muito se possível me ajudar.
    Minha gata está com prolápso retal.
    Fez duas cirurgias e voltou novamente o mesmo problema após tres dias.
    É preciso novamente uma terceira cirurgia.
    Você acha que ela tem chance de ficar boa ,ou pode ocorrer várias vezes.
    Ela já nem come mais e não está aceitando mais medicação.
    Por favor me responda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. olá, eu precisaria saber primeiro qual a causa do prolapso e segundo qual técnica foi utilizada na cirurgia para te dar algum parecer ok?

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Melissa
    Adotei uma cadela da raça SRD de mais ou menos 3 meses no dia 11.06.2011, no próprio hospital veterinário que levo minhas outras 2 cadelas.
    Dia 15.06 dei a 1ª dosagem de vermífuga.
    Dia 01.07 dei a 2ª dosagem de vermífuga.
    Quando foi na noite do dia 02.07 persebi sangue em sua caminha e observei o tal prolapso retal, que inicialmente achei que fosse hemorróida. Fiquei preocupada, mas como percebi que estava hiper animadinha, deixei para levá-la no dia seguinte ao veterinário.
    Na manhã de 03.07 o edema estava imenso e me apavorei e corri com ela para a veterinária. A médica explicou que trataria do tal prolapso retal e que ela ficaria em jejum, no soro e tomaria corticóide para ver se o edema diminuia e entrava sozinha.
    Contudo, não entrou e no dia 04.07 fizeram o procedimento de bolsa de tabaco. Fui buscá-la dia 05.07 e a médica recomendou comida pastosa durante os primeiros 4 dias e receitou 2 antibióticos (1/4 de cada) durante 12h/12h.
    Apesar dela está hiper "sapequinha", estou preocupada, será que corre o risco dela ter novamente o tal prolapso retal? Será que isso ocasionou devido algum verme, uma vez que aconteceu depois da 2ª dosagem, ter se manifestado? Ela tinha a barriga enorme e depois do edema, a barriga diminuiu em dobro.
    Sei que o assunto em tela é sobre prolapso retal em felinos, mas a Sra. poderia me orientar em relação à minha cadelinha?
    Outra coisa que achei que pudesse ter causado o prolapso retal, é que tenho 2 cadelas rotwailler adultas e a filhote de SRD adora meter o fucinho na ração das maiores e comer, penso ser uma ração forte e que poderia ter ocasionado a força de defecar. Isso faria sentido?
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada pro sua atenção e parabéns pelo blog.
    Ariane

    ResponderExcluir
  4. Sou aluno da UFRPE em Medicina veterinária 4° periodo, e estou fazendo um trabalho sobre doenças do trato urinário inferior em felinos, um relato de caso , porem este animal obteve prolápso retal.
    gostaria de parabenlizar pela escolha na área de felinos. e adorei as fotos !!

    ResponderExcluir
  5. Ola Drª Melissa!!! Eu moro no interior do Paraná e tenho uma Persa, ela esta com 3 meses e meio, e no dia 13 de junho ela teve prolapso de anus levei ela em uma clinica veterinária de uma cidade vizinha que é um centro maior, foi feito uma cirurgia, na sexta-feira a noite ela tentou fazer coco e não conseguiu, porque os pontos estavam apertados levei ela novamente no sábado ai tiraram os pontos, ela passou bem ate no dia 21 de junho, mais ai saiu novamente, levei ela pra clinica e foi feito uma nova cirurgia, ontem levei ela a tarde pra retirar os pontos, mais a noite saiu tudo pra fora novamente, hoje bem cedo fui leve-la novamente para a clinica, quando cheguei la com o ela o Veterinário falou que não sabe mais oque fazer porque já vai pra terceira cirurgia. A senhora poderia me dar uma luz do que fazer por que estou desesperada. Muito obrigada por sua atenção. Abraços Claudia

    ResponderExcluir
  6. olá Claudia, é preciso fazer uma outra técnica cirurgica em casos recorrentes que fixa o intestino na parte interna do abdome, peço ao seu veterinário para entrar em contato comigo que eu oriento ele ok?

    ResponderExcluir
  7. Ola doutoura meu nome e fabia estou com uma duvida terrivel tenho uma gata de 6 meses estava saido a mucosa do anus estava tomando anti-inflamatorio e esta reduzindo e desenflamando mas a veterinaria fez um procedimento que ainda me pergunto( estranho) costurou o anus deixou por 4 dias,,, neste 4 dia tirou os pontos e ela evacuou e sangrou muito...nao sei o que eu faço..por favor me ajude nessas duvidas...

    ResponderExcluir
  8. Oi Dr Melissa,
    Estou com uma duvida,minha gata operou do prolapso retal,bolsa de tabaco,ja faz 5 meses,ta tudo tranquilo.Mas percebi que ela ta gravida,ela corre algum risco,ela ja teve filhotes antes
    aguardo uma resposta,desde ja muito grata

    ResponderExcluir
  9. Ola, poderia me responder se mesmo após o metodo de costurar o intestino na parte do abdome ainda pode voltar? Minha gata fez essa cirurgia faz uns 9 meses e voltou,estranho ja que me garantiram que esse metodo não volta.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber quantas horas o intestino pode ficar para fora sem prejudicar o gato

    ResponderExcluir