sexta-feira, 12 de novembro de 2010

OBESIDADE FELINA



O perfil da nossa população felina é alvo de profundas alterações. Os gatos que viviam "soltos" estão cada vez mais dando lugar a um número crescente de gatos urbanos que vivem em apartamentos. Normalmente esterelizados (castrados), bem alimentados e mimados, estes animais passam, com frequencia, a maior parte do seu dia sozinhos enquanto os seus proprietários estão ocupados com trabalhos e viagens. O ganho de peso é o efeito mais imediato deste modo de vida sedentário e que está muito longe do comportamento natural dos gatos. Alguns estudos atuais demostram que cerca de 40% dos gatos se encontram com excesso de peso, enquanto 5% estão gravemente obesos. Observar o seu gato passando longas horas diárias numa cama é, frequentemente, prova suficiente de uma vida feliz para o proprietário. Contudo e infelizmente, um gato com excesso de peso é um gato doente. Existem alguns fatores predisponentes para obesidade, além de uma dieta com excesso de carboidratos visto que o gato é um carnívoro verdadeiro. Existe uma predisposição genética, racial, idade, sexo ( machos são mais predispostos que fêmeas), gatos que comem á vontade, gatos nervosos ou depressivos e aqueles que vivem em ambientes fechados. A obesidade causa várias consequencias físicas para o gato e reduz a qualidade de vida dele de forma geral  As principais consequencias para a saúde são: artrite, diabettes, infecções urinárias, dermatopatias, lipidose hepática (este é o risco mais grave, pois se  o gato obeso parar de se alimentar devido é stress, doença ou regime não apropriado, pode ocorrer uma insuficiencia hepática fatal), doença cardiovascular e respiratória, tendência para constipação e obstipação. Em geral a obesidade reduz significativamente a expectativa de vida do gato. Deve-se proceder algumas mudanças no habito do animal, tais como instituir um alimento terapêutico para perda de peso, promover exercício físico e principalmente incentivar e apoiar o proprietário para que o procedimento seja em sucedido.

5 comentários:

  1. Muito Jóia. Pode por um link do seu blog no meu? Veja o meu também. Saudações felinas.

    ResponderExcluir
  2. olá Carlos, obrigada pelo comentário! pode por o link sim! patricipe sempre por aqui ok?
    abraços
    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Olá dra, adorei o seu blog, e já estou seguindo. encontrei-o por meio de uma pesquisa que estava fazendo sobre gatos recém nascidos.. minha turma encontrou uma caixa de gatinhos rém-nascidos na porat da universidade, e estamos cuidando para que eles não morram.. ainda assim, temos diversas dúvidas sobre o alimento correto a fornecer a estes animais. estávamos dando a priori leite em pó comum, dilúído em água e acrescido de creme de leite, receita que uma resiente nos deu. mas os bebes não defecavam e então trocamos por apenas leite de soja. dra, desculpe o incomodo, rsrs, mas estou bastante preocupada pois um deles mesmo com o estílo defecou apenas uma vez e foi muito pouco, um grão de arroz, e bastante sólido. se puder me fornecer dicas que faça com que ele defece, pois, a barriguinha dele já está um pouco aumentada... obg.

    ResponderExcluir
  4. olá, obrigada pela sua participação, esta receita que vc está usando não tem muita lógica, adicionar água e creme de leite(?) eu tenho utilizado leite de cabra integral (pode ser longa vida ou em pó) e vc deve estimular a micção e defecação com algodão úmido ok?
    boa sorte
    Melissa

    ResponderExcluir
  5. Olá dra, o leite havia sido trocado há dois dias, estamos usando leite de soja. Agora de manhã ele conseguiu defecar, apesar das fezes estarem bastante duras, devido ao tempo que ele ficou sem conseguir.. muito obrigada pela atenção dra, estarei sempre aqui buscando dicas para os gatinhos =]

    ResponderExcluir