quinta-feira, 7 de outubro de 2010

HIPERPLASIA MAMÁRIA BENIGNA

A hiperplasia mamária benigna, ou crescimento rápido do tecido mamário, envolve tanto o tecido epitelial como o mesenquimatoso. Sua apresentação característica é em fêmeas jovens sexualmente ativas; este distúrbio está relacionado aos níveis elevados de progesterona na gestação ou pseudociese. Contudo, a hiperplasia mamária tem sido associada á administração de progestina exógena em felinos castrados, tanto machos quanto fêmeas ou ao uso de anticoncepcionais á base de progesterona em fêmeas íntegras. è considerado um distúrbio benigno, mas deve ser diferenciado de neoplasia mamária. Em animais com este distúrbio, a produção de leite não ocorre normalmente. A título de diagnóstico é importante frisar que as concentrações séricas de progesterona estão aumentadas em cerca de 1/3 dos gatos acometidos, portanto este não é um método diagnóstico sensível. Pode-se efetuar biópsia e histopatologia para auxílio de diagnóstico. O tratamento é baseado na supressão de progesterona, no caso de fêmeas intactas é indicada a castração, e em gatos que não estão sendo medicados com compostos contendo progesterona, em geral ocorre a remissão espontânea dos sintomas. Nos casos mais graves pode-se considerar a mastectomia, quando os demais tratamentos não forem suficientes para regredir o problema. Nos casos de ovarioisterectomia, é preferível a incisão pelo flanco. O prognóstico sobre hiperplasia mamária é bom.

5 comentários:

  1. Olá Doutora, apliquei em minha gata uma injeção para ela não pegar mais cria quando a ultima ninhada dela estava com 40 dias e já tinham sido doados, no dia seguinte as tetinhas dela ficaram meio endurecida,será que é por causa da injeção?
    Grata, Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Pois é adotei uma gatinha , ela tem menos de nove meses, aplicaram injeção anti cio nela com ela no cio. depois mais ou menos de um mes, agora ela esta com umas bolas na barriga , nem sei o que fazer , estou muito triste por que já levei em dois veterinarios e nada adiantou, o primeiro intoxicou ela e o segundo medicou ela com pentabiótico 3,4 g e Dermacorten injetável., o problema é que apos ela tomar esses medicamentos ela começou a respirar com dificuldade e parecia que ia morer =/ levei ela lá de novo e ele disse que nao era nada que era p esperar passar , mas a noite piorou dai levei ela de novo e ele aplicou furosemida.. sei lá estou com muitas duvidas doutora preciso da sua ajuda ele passou essas medicaçoes p mim aplicar nela em casa mais nem apliquei por que me parece que nao fez bem e agora estou com medo .como faço ? você poderia me dar uma dica? gosto muito dela nao quero perdela =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Susi, vc está em qual cidade? ligue na clínica 19 3213-0077 ou no meu cel 9611-2355

      Excluir
  3. se fosse o caso eu viajaria até você !

    ResponderExcluir
  4. olá doutora estou muito preocupada com minha gata apliquei anticoncepcional nela dia 25 de abril mas no inicio de maio as mamas dela começaram a crescer (ela nunca deu cria tem uns 7 meses de vida creio, peguei ela na rua em janeiro) as tetas estao enormes fui ao veterionario e ele disse que era mamite mas acho que não pois a medicação nao está fazendo efeito e está crescendo cada vez mais.acho que é HIPERPLASIA FIBROEPITELIAL MAMÁRIA o que eu faço? será que tem cura?

    ResponderExcluir