sábado, 25 de setembro de 2010

DOENÇAS DAS PÁLPEBRAS EM FELINOS











As pálpebras são estruturas dérmicas modificadas, portanto as doenças que afetam a pele podem também afetar as pálpebras. A pálpebra felina é ligeiramente diferente devido ao fato das pálpebras se aderirem firmemente sobre a córnea, formando um saco conjuntival muito pequeno na pálpebra inferior. As pálpebras não possuem cílios verdadeiros, contudo sobre a pálpebras superior, a sequência de pêlos que vai desde o terço médio em direção lateral é considerada como cílios porque parecem ser distintos dos outros pêlos. Devido á anatomia oftálmica própria do gato, este está propenso a desenvolver conjuntivite ou ceratite secundária. Os disturbios das pálpebras não são frequentes em gatos e se dividem em congênitos e adquiridos. O diagnóstico é feito através de exame oftálmico completo que inclui o exame físico externo, teste da lágrima de Schirmer e o teste de corante de fluoresceína ou rosa de bengala, e ainda pode-se efetuar citologia ou CAAF (citologia aspirativa por agulha fina) , para avaliar blefarite, assim como biópsia para se determinar neoplasias.

Os tipos de patologia encontrados nas pálpebras são:
1) Agenesia- falta de desenvolvimento das pálpebras.
2) Ancilobléfaro- retardo da abertura das pálpebras, geralmente causado pelo herpesvírus felino com infecção bacteriana secundária.
3) Oftalmia neonatorum- afecção que ocorre nos olhos antes da abertura das pálpebras com acúmulo de pús. podem ser causados por herpesvirus, chlamydia ou micoplasma.
4) Hidrocistomas- (Persas e himalaios) presença de hidrocistomas apócrinos que são estruturas císticas das glândulas de Moll, nas margens palpebrais.
5) Blefarite- é uma inflamação das pálpebras que pode ser causada por reação alérgica ou autoimune ou infecção, tanto por bactérias ou parasitas.
6) Neoplasia- as lesões neoplásicas podem ser observadas ao longo da margem palpebral ou envolvendo toda a pálpebra, os mais frequentes são o carcinoma de células escamosas, carcinoma de células basais, mastocitoma e o fibrossarcoma.
7) Distiquíase/ Triquíase/ cílios ectópicos- é a ocorrência de pêlos que se originam de localização ectópica.
8) Entrópio-é a inversão interna da pálpebra.
9) Ectrópio-é a eversão externa da pálpebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário