sábado, 28 de agosto de 2010

LIPIDOSE HEPÁTICA

A lipidose hepática é um distúrbio de gatos caracterizado por extenso acúmulo de triglicerídeos nos hepatócitos, colestase intra-hepática grave e insuficiência hepática progressiva. A causa e a fisiopatologia subjacentes permanecem pouco conhecidas. Ainda que a lipidose hepática possa ocorrer secundariamente a outras afecções (como diabetes melito, hipertoreoidismo, neoplasias e pancreatite) e se associe quase sempre com anorexia ou desnutrição em gatos obesos, a afecção é, em geral idiopática. A fisiopatologia permanece pouco conhecida, mas a anorexia e seus efeitos nos metabolismos proteico e lipídico parecem exercer papel importante . Os mecanismos propstos incluem uma associação de fatores como anorexia crônica, obesidade e estresse. A maioria dos gatos afetados é adulta e não há predisposição sexual ou racial. Os gatos afetados são comumente obesos e sofreram há pouco evento estressante, em decorrência do qual se tornaram anoréxicos e perderam peso rapidamente. Os sinais clínicos incluem redução de apetite, perda de peso significativa (com frequencia acima de 25%, oque pode ser obscurecido pela obesidade continuada), depressão, vômito e icterícia. Hepatomegalia leve é achado comum. Nos estágios posteriores, podem-se encontrar sinais de encefalopatia hepática ou disturbios de coagulação. Uma vez fechado o diagnóstico de LH, o aspécto mais importante do tratamento é um suporte nutricional imediato e completo. Desequilíbrios hídricos e eletrolíticos devem ser corrigidos com fluidoterapia e terapêutica eletrolítica intravenosas. È importante corrigir as anormalidades séricas de potássioe fósforo, que não corrigidos podem levar á anemia hemolítica. Em seguida deve-se proporcionar suporte nutricional por meio de sonda nasoesofágica, esofágica ou gastrostomia. Deve-se utilizar um produto rico em proteínas e denso em calorias sendo ministrado de forma gradativa até que o gato possa voltar a se alimentar sozinho. O uso de antieméticos é auxiliar nestes casos. O prognóstico permanece reservado, porém com diagnóstico precoce e tratamento agressivo, a maior parte dos gatos sobrevive sem sequelas, porém aconselha-se a não deixar o animal voltar a ficar obeso.

Um comentário:

  1. Drª Melissa tudo bem?Entrei no seu site para felinos porque estive buscando informaçoes sobre Lipidose Hepatica.Meu gato esta sem comer ha dias,eu morava em Salvador e tive de vir para o interior e automaticamente ele veio comigo,chegando aqu i ele ate comeu nos primeiros dias em pouca quantidades, mas agora ele nao come de forma alguma.Levei ele ao medico mas por se tratar de interior aqui nao tem laboratorio para realizar examess.Eu nao sou vet ,sou enfermeira(áreas distintas) e na minha opiniao pelo que tenho lido acredito que meu AMOR(meu gato Ziquinho) esta com LH,porem o medico daqui insiste em dizer que é intoxicação,mas pelo historico dele:ter passado por mudança de ambiente o deixaria predisposto a adquirir a patologia?.Lá no medico ele esta fazendo uso de soroterapia,antibiotico intravenoso,e uso de B12 porem eu mesma estou forçando a alimentação mesmo ele nao recomendando.Gostaria de lhe suplicar uma ajuda pois estou desesperada,muito triste pois o amo muito e nao queria perde-lo.Gostaria de saber o que faço ?que medida tomar agora,ja que ele ta usando soro,medicação e b12 e ainda assim nao come por conta propria?Esse quadro pode se reverter?Tem algum medicamento que abre o apetite?
    Drª eu te suplico,me ajude,me responda...Ele tem 04 anos,pesava 8 kg ,mas agora pesa 7.O que faço?
    Desde já agradeço sua paciencia em ler aqui .
    OBRIGADA MESMO.SE PUDER ,ME AJUDE.
    Um abraço e sua pagina tem me auxiliado muito.

    ResponderExcluir